Precisa de local com muito sol, e onde ela possa se apoiar. Retire as sementes, limpe a polpa e lave, seque bem com guardanapo. Use a sementeira ou afins, coloque 2 sementes por buraquinho, do tamanho 1 vez dela, cubra com o substrato e regue novamente. No início, tutore a muda com um palito ou haste de madeira.
Para replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.
Passo 3: Escolha um recipiente de vidro, como um copo, uma jarra ou um vaso, lave-os bem e encha com água limpa. Passo 4: Coloque os galhos no recipiente e observe até onde a água encosta. Então, retire o galho e retire as folhas da parte do caule que for ficar submersa para que as folhas não apodreçam.
Agência Embrapa de Informação Tecnológica - Transplante de mudas. Este método de plantio é o mais utilizado no Brasil, especialmente nas Regiões Sul e Nordeste. Permite seleção de mudas vigorosas e sadias, o que viabiliza a produção de bulbos uniformes em formato e tamanho.
Divisão de touceiras: Essa técnica consiste em dividir a planta-mãe em vários pedaços a partir das raízes (touceiras) para transformá-la em mudas. Se a planta estiver em vaso ou em canteiro, você precisará retirar ela da terra e ir separando raiz por raiz e para cortá-las.
Pegue um galho do jasmim para fazer uma muda (o ideal é um galho grosso, velho). É preciso tirar os brotos e as folhas para que eles não roubem a força da mudinha que vai germinar. A fase seguinte é plantar esse galho na terra. O segredo é regar a muda todos os dias com o tempo seco.
Como usar o mel como agente estimulador de enraizamento Para usar o mel como agente de clonagem, basta mergulhar o corte da rama no mel para criar uma fina camada sobre o tecido da planta cortada. Depois de mergulhar no mel é só colocar a pequena estaca no vaso desejado.
E aí vem a melhor notícia, tem uma planta, super fácil de cuidar, que pode ser usada para fazer seu hormônio enraizador: babosa. A babosa, ou aloe vera, é conhecida por seus poderes curativos e freqüentemente usado para cuidar da pele, tratar queimaduras solares ou até mesmo hidratar o cabelo.
Enraizadores em pó, gel e liquido – como usar Os produtos comerciais que são incentivadores de enraizamento sintéticos podem ser encontrados na forma de gel, pó e líquido. O pó é a forma mais durável, se bem embalado, pode durar anos.
Água que você deixa o feijão de molho ajuda sua orquídea a desenvolver raízes grandes e fortes. Isso mesmo um poderoso enraizado! Essa é uma opção muito boa para quem gosta de cozinhar um bom feijão…
Misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em 5 litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.
Modo de usar:
A segunda opção é quando a haste seca toda e, em vez de brotar uma nova haste, surge um keiki, ou seja, um novo broto de orquídea, que começa a brotar raízes de um outro ponto da orquídea. Se isso acontecer, é simples: basta cortar a haste com o “bebê orquídea” e levá-lo a um novo vaso.
Deixe a nova planta bem encaixada no substrato. Se ela não fixar devido à raiz ainda pequena, utilize um cabo pequeno para deixar bem preso ao fundo, utilizando uma corda ou outro item para amarrar a nova planta. Molhe bem, escorra a água e comece a cuidar dela como você cuida das outras Phalaenopsis.
Para fazer um enraizador baseado no café, basta você ferver os grãos de café ou café moído. Apenas um punhado é suficiente para um litro dágua. Filtre para eliminar a parte sólida da mistura, deixe repousar por algumas horas e utilize de acordo com sua necessidade.
Para fazer enraizador com feijão você precisa germinar os feijões em potes com água ou em caminhas de papel toalha em potes. É com toda a certeza um enraizador barato e que pode dar muito resultado em seus canteiros, pomares e hortas. Guarde na geladeira ou num canto escuro do seu armário, por exemplo.
Adubo balanceado tipo NPK é o suficiente para o crescimento de orquídeas. Invista em fertilizantes que diluem na água ou adubo sólido. Mas cuidado para não adubar demais! As orquídeas possuem metabolismo muito lento e o excesso de fertilizante pode acabar salinizando o substrato.
Pó AIB Enraizador Ácido Indol Butírico Hormônio 6000ppm vendido em pacotes de 1Kg para indução de enraizamento. Para ser utilizado antes do plantio. Fácil de usar, basta colocar a quantidade desejada do pó em um pratinho e apenas passar o talo, bulbo ou corte da planta no pó e realizar o plantio.
Enraizadores são usados geralmente após o transplante de mudas ou para o desenvolvimento de mais raízes no fortalecimento da planta. O enraizador estimula o crescimento das raízes nos galhinhos ou raminhas das plantas que queremos multiplicar.
Para fazer um hormônio enraizador natural para estaquia do mel, dê alguns passos simples:
Colha toda tiririca que conseguir (ou junte apenas uma porção generosa, se você tem bastante disponível); Lave bem e retire toda a terra, deixando apenas a planta; Junte as folhas e batatinhas no liquidificador e cubra todo material com água; Bata bem.
A parte comestível são as batatinhas, que nascem na ponta da raiz. Diferente da cenoura, por exemplo, que nasce colada as folhas, as batatinhas da tiririca nasce na ponta das raízes. Então, se você arrancar a planta e não cavar, sai caule, sai raiz, mas as batatinhas ficam na terra.
Colher dois maços da batatinha da tiririca. Descascá-las e corta-las bem fininho e acrescentar manjericão. Bater tudo com um fio de óleo e uma pitada de sal no liquidificador. Pronto, agora é só abrir a cerveja e passar essa pasta nas torradinhas.