Os sarcômeros se encurtam porque os filamentos finos (actina) deslizam ativamente por entre os filamentos grossos (miosina), deslocando os filamentos de actina mais para o centro do sarcômero “puxando” os discos Z, causando assim o “encurtamento” do sarcômero.
A estrutura do sarcômero é uma agregação de filamentos de actina (filamentos finos) e miosina (filamentos grossos) que, ao se interagirem, desencadeiam a contração muscular. A disposição dessas proteínas é que produz o padrão de faixas escuras e claras do músculo estriado esquelético.
No músculo cardíaco o acoplamento é químico. ... No músculo liso o cálcio se liga a calmodulina, que ativa a miosina quinase, que fosforila as cadeias leves da miosina, permitindo então a formação das pontes cruzadas. 12. A miosina fosfatase desfosforila a miosina, impedindo então a formação das pontes cruzadas.
Um dos componentes básicos do músculo estriado que permite a contração muscular. Cada sarcómero é constituído por um complexo de proteínas, entre as quais actina e miosina, alinhados em série para formar uma estrutura cilíndrica designada miofibrila, no interior das células musculares.
A fibra muscular (figuras 2, 3, 4, e 5) é a unidade fundamental na estrutura do músculo. Cada fibra apresenta-se envolvida por tecido conjuntivo denominado endomísio. As fibras agrupam-se para constituir os feixes musculares, sendo também envolvidos por um tecido conjuntivo denominado perimísio.
Componentes Anatômicos dos Músculos Estriados:
Compõem a fibra muscular esquelética: B) Sarcômero, túbulos T, periósteo. Os sarcômeros são as estruturas funcionais dos músculos, aqui estão as fibras de actina e miosina formando as bandas musculares, elas deslizam umas sobre as outras para gerar a contração.
Cada fibra muscular contém entre várias centenas e vários milhares de miofibrilas que são os elementos contráteis do músculo. A miofibrila é composta por dois pequenos filamentos proteicos responsáveis pela ação muscular. Os filamentos de Actina (finos) e os de Miosina (grossos).
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Organização do músculo esquelético Cada fibra muscular é envolvida por endomísio, que é formado pela lâmina basal da fibra muscular em associação com fibras reticulares. Os feixes de fibras são, então, envolvidos por perimísio, os quais são finos septos de tecido conjuntivo.
A principal diferença entre uma fibra muscular de contração lenta e uma fibra muscular de contração rápida é que a fibra de contração rápida é maior e pode assim produzir mais força.