Acontece em uma sub fase da interfase denominada de fase S (síntese), quando todo o DNA se duplica e novas proteínas histonas são adicionadas a uma das novas moléculas formadas(observe que nos eucariotos a cromatina será duplicada como um todo, e não apenas o DNA).
A condensação ocorre quando a célula está próxima de se dividir. Quando a cromatina se condensa, pode-se ver claramente que o DNA eucariótico não é apenas um filamento longo. Na verdade, ele é partido em pedaços lineares e avulsos chamados cromossomos.
b) DNA e proteínas, como a proteína histona. c) DNA e RNA. 3) Podemos dizer que cromossomo é um filamento de cromatina espiralado, visível ao microscópio óptico por ocasião da divisão celular. ...
Células também se dividem para que as coisas vivas possam crescer. Quando os organismos crescem, não é porque as células estão ficando maiores. Organismos crescem porque as células estão se dividindo para produzir mais e mais células. No corpo humano, as células se dividem quase dois trilhões de vezes todos os dias.
Então, qual é a diferença entre eles? Trata-se apenas de uma questão de momento. A cromatina é um filamento de DNA muito longo e muito fino, localizado no núcleo da célula interfásica (não em divisão). ... O cromossomo é a cromatina enroladinha, pronto a ser duplicado na fase S da interfase para a divisão celular.
Os genes são porções de DNA, enquanto os cromossomos são moléculas de DNA condensadas. Ao estudar genética dois termos são essenciais para sua compreensão: genes e cromossomos.