“Isso porque, para protegê-las, boa parte desses animais conta, nas células, com uma substância chamada óxido de trimetilamina”, diz o biólogo Paulo de Tarso, do Aquário de Santos, em São Paulo. O óxido funciona como uma parede que absorve o aperto.
Em 29 de novembro, cientistas documentaram oficialmente (em inglês) o novo peixe que habita a maior profundidade do mundo, Pseudoliparis swirei, um peixe-caracol pequeno e estranho, pego a 7 966 metros de profundidade na Fossa das Marianas – distância 1 km menor do que a altura do Monte Everest.
No oceano, o ponto mais profundo é o Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com quase 11 km mil abaixo do nível do mar.
No fundo do mar não há só peixinhos, algas e rochas. ... Este é o tema para a conversa com mergulhadores sobre o manancial histórico que se encontra no fundo do mar e a mostra de objetos antigos recuperados das profundezas.
POR TUDO ISSO, AS PROFUNDEZAS DOS MARES E OCEANOS É O MEIO EM QUE VIVEM CRIATURAS EM CONDIÇÕES EXTREMAMENTE DIFÍCEIS (MUITA PRESSÃO, POUCO OXIGÊNIO E ALIMENTO, SEM LUZ SOLAR E COM MUITO FRIO).
Na biologia marinha, o termo se refere ao ecossistema situado na região mais profunda dos oceanos, ou planícies abissais, para além do assoalho oceânico, onde o leito oceânico situa-se a uma profundidade entre 7000 e 11000 metros, onde a luz do Sol jamais chega e a pressão chega a atingir 76 MPa.
Além de “gigante pela própria natureza”, os oceanos são o berço da vida na Terra e os principais responsáveis pela sua manutenção. ... Exemplos exuberantes de vida marinha são os microscópicos fitoplâncton, os coloridos corais, os temidos tubarões e as gigantes baleias.
Embora esteja presente em 70% da superfície da Terra, reunindo mais de 97% de toda a água do planeta, o oceano permanece desconhecido e aparentemente distante do cotidiano da maioria das pessoas, mesmo quando falamos sobre a importância da água em nossas vidas.
Segundo ele, embora o fundo do mar seja um ambiente muito limitador de energia, contém uma grande quantidade de vida microbiana. “O número de células contidas em sedimentos submarinos globais é equivalente ao número de células em todos os solos da Terra ou em todo o oceano global da Terra”, acrescentou.
Uma cabeceira, ou promontório, é um ponto de terra projetado para o mar que, quando detém grande extensão, recebe o nome de cabo.
O mar é, antes de mais, um importante símbolo da dinâmica da vida. Tudo sai do mar e tudo a ele regressa. Por isso, ele é lugar de nascimentos, de transformações e de renascimentos. Contendo águas em movimento, o mar simboliza um estado transitório entre as possibilidades ainda informais e as realidades formais.
A talassofobia pode te impedir de passar as férias na praia. Isso porque essa doença faz com que a pessoa tenha medo do mar e do oceano. Antes de mais nada, será que você tem talassofobia?...
No domingo (08/6), Kathy Sullivan fez história com seu mergulho de 35.
Fossa das Marianas
O Oceano Pacífico
11 037 metros
O novo mergulho recordista chegou a uma profundidade de 10.
8.
11.
Todo submarino, até mesmo os militares, apresentam vazamentos dependendo da profundidade, e necessitam bombear essa água para fora novamente. O submarino do Manual irá descer até 10m de profundidade mas, por segurança, está sendo projetado para aguentar uma diferença de mais de 3 atmosferas.
Um submarino tripulado chinês chamado Fendouzhe (“Lutador”) chegou a um dos pontos mais profundos dos oceanos, o fundo da Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico. O veículo fez 13 mergulhos entre outubro e novembro, e em 8 deles superou uma profundidade de 10 mil metros.
Os submarinos convencionais têm uma capacidade operativa de até 80 dias no mar, podendo ficar submersos por até cinco dias, sem necessidade de vir à tona para influxo de ar aos motores a diesel, o que garante um grande raio de ação, podendo ir sem paradas, por exemplo, do Rio de Janeiro ao Rio Grande do Sul.
Justamente enchendo uma parte da embarcação com água. O raciocínio é simples: quando está na superfície, um submarino funciona exatamente como um navio. Como seu peso é igual ao da massa líquida deslocada, ele flutua.