A aranha armadeira também é conhecida como aranha-macaco ou aranha-da-banana e é encontrada nas Américas do Sul e Central. Embora seja considerada a aranha mais venenosa do mundo, ela pode ser encontrada em locais de fácil acesso como caixas de frutas e quintais de casas. Por isso, é muito importante saber identificá-la e conhecer seus habitats favoritos. Qualquer pessoa picada por uma armadeira deve ser levada imediatamente para o hospital. Não é preciso entrar em pânico, pois a maioria dos casos é resolvido com sucesso.
Existem pesquisas que estudam assiduamente o veneno da aranha-macaco, e atualmente existem projetos que tratam disfunção erétil com um componente do veneno desta aranha.
Existem mais de 44 mil espécies de aranhas no mundo; a única maneira de identificar precisamente cada uma é com a ajuda de um especialista, que examinará a anatomia através de um microscópio. No entanto, saber quais as características definitivas delas permite que você, ao menos, tente adivinhar com maior precisão as aranhas que cruzarem seu caminho. Se conseguir ficar olhando aquela aranha peluda e gigante que está em seu banheiro (ou a pequenininha que entrou no porão), analise as características físicas para determinar a identidade delas. Na maioria dos casos, você se sentirá aliviado por descobrir que elas não são nocivas!
Uma tendência comum da aranha-armadeira é esconder-se em locais que não têm iluminação. Por terem essa tendência de repugnância à luz, as aranhas buscam locais como caixas de sapato, tijolos, carros, sapatos grandes, locais de armazenamento de lenha e serragem, garagens, galpões e armazenamentos de canos industriais e bananais, por isso é conhecida como "aranha-da-bananeira".
O tratamento da picada da aranha armadeira, em casos menos graves, é feito tratando os sintomas, isto é, algum tipo de pomada para área picada e também analgésicos para dor ou qualquer outro sintoma que surgir.
As aranhas não são insetos, elas pertencem à classe dos aracnídeos. A principal diferença entre os dois é que as aranhas têm o corpo dividido em duas partes, enquanto os insetos têm três partes.
A peçonha da aranha armadeira é polipeptídeos, além de histamina e serotonina, isto é, quando o veneno é injetado na vítima, além de acelerar o coração ao ponto de levar a um ataque cardíaco.
Apesar do perigo da picada, é possível matar a aranha armadeira com inseticida e técnicas caseiras. O mais importante é se proteger e, mais importante ainda, proteger animais e crianças que são mais sensíveis ao veneno. Para as técnicas, confira o artigo sobre como eliminar aranhas grandes.
Por serem comum na América do Sul, podem ser encontradas no Brasil. Por aqui temos sete espécies que são facilmente encontradas em todo o território do nacional, são elas:
A melhor forma de evitar a presença de insetos como a aranha-armadeira e outros animais perigosos em sua casa é a higiene e limpeza frequente, o que vai atrair as aranhas para dentro da sua casa é a presença de outros insetos para ela se alimentar, como mosquitos, aranhas e moscas.
IMPORTANTE: A visita ao Site GPA Brasil não substitui uma consulta ao médico. Se você desconfia que foi picado, vá imediatamente procurar ajuda especializada.
A presença dessa aranha pode ser muito perigosa, você precisa entender como evitá-las e também o que fazer se você encontrar um desses aracnídeos perto de casa.
Diversos insetos estão entre nós durante nossos dias e nem percebemos, de certa forma, isso ocorre por estarmos acostumados como a presença de baratas, mosquitos e outro seres.
Identificar esse animal é bastante fácil. A aranha armadeira é muito curiosa. Primeiramente é importante ressaltar que esse animal possui patas dianteiras muita frondosas que sempre se mantêm erguidas, medida evolutiva que agrega imposição e agressividade ao visual do animal para seus predadores. Isso é claramente percebido nessa imagem.
Elas se escondem muito bem e tem locais preferidos, não é atoa, que um dos nomes populares dessa espécie seja aranha-bananeira. As armadeiras amam ficar entre as folhas de bananeira e se alimentar dos insetos que também são atraídos pelo ambiente.
A aranha armadeira, aranha-macaco ou ainda aranha da bananeira é uma aranha peçonhenta originária da América do Sul e da América Central. Sua picada pode ser fatal em crianças e idosos, que possuem grande probabilidade de sofrerem um edema pulmonar ou também um choque circulatório, sintomas comuns nesses pacientes. Ceca de 0,006 mg do veneno da aranha madeira já são suficientes para matar um rato.