Descrição. Planta perene, rasteira e herbácea, de 30 a 50cm de altura e que desenvolve intensamente seu ritmo foliar. Possui, sobre os rizomas alongados, pequenos caules muito ramificados, de coloração verde-clara, que atingem até 40cm de comprimento. As folhas são estreitas e ovais, de coloração acinzentada.
Perene e de caule rastejante e subterrâneo (rizoma), o poejo alcança de 30 a 50 centímetros de altura e conta com flores brancas ou lilases. Aqui, pode ser plantado em todos os cantos do país.
Quando plantar: Semeie directamente no jardim cerca de duas semanas antes das últimas geadas. Plante estacas ou faça mergulhias do poejo inglês no início do verão; divida as plantas na primavera ou no outono. Onde plantar: Prefere a luz direta do sol ou sombra parcial.
Quando e como colher poejo A colheita de poejo pode ser feita a partir dos dois meses após ter feito a plantação, após o início da floração. Para tal, corte os galhos floridos, logo abaixo das flores. Nesta altura, os ramos devem ter pelo menos 20 cm de comprimento.
Para preparar o chá de poejo, basta misturar 1 a 2 colheres (sopa) de folhas da planta - isto é, mais ou menos 10 gramas de poejo - com 200 ml de água fervente. Em seguida, abafe, espere pelo menos 5 minutinhos e coe antes de servir.
Melhorar a digestão e diminuir enjoos são alguns dos benefícios do chá de hortelã, que pode ser preparado usando a hortelã comum, também conhecida por Mentha spicata e outra espécie conhecida como hortelã-pimenta ou Mentha piperita.