Deixe a nova planta bem encaixada no substrato. Se ela não fixar devido à raiz ainda pequena, utilize um cabo pequeno para deixar bem preso ao fundo, utilizando uma corda ou outro item para amarrar a nova planta. Molhe bem, escorra a água e comece a cuidar dela como você cuida das outras Phalaenopsis.
A Semeadura in vitro consiste na germinação de sementes de orquídea em frascos contendo meio de cultura com os nutrientes necessários ao desenvolvimento de mudas. Como obter as sementes : A cápsula da orquídea é formada a partir da fecundação da flor.
Orquideas mudas de orquideas adultas por r$5,00 cada.
Como plantar a Orquídea em recipientes de vidro Antes do procedimento de plantio, é necessário tratar o recipiente derramando-o com água fervente e, portanto, desinfetado. Coloque uma camada grossa de cascalho no fundo: argila, pequenos pedaços de telha, seixos, cascalho e assim por diante – para escolher.
Para realizar o plantio, deve-se fazer a drenagem do vaso com manta bidim, britas, cascalho, cacos de telha, etc. Colocar o substrato no fundo do vaso, até a altura do vaso, colocar a planta, preencher as laterais com o substrato e pressionar com os dedos para que a planta fique firme.
Segure a base da orquídea com as mãos e vire o vaso. A planta deve sair do vaso com facilidade. Caso alguma raiz fique presa, retire-a delicadamente com os dedos. Depois, é hora de preparar a planta para o replantio.
SUBSTRATO - é o material utilizado para acomodar as orquídeas no vaso. Sob a ameaça de extinção, o xaxim tem seu uso proibido, mas existem outras boas opções no mercado: musgo seco, chip ou fibra de coco, mistura de casca de pinus com carvão e pedrisco são algumas delas.
10 dicas para cuidar melhor das suas orquídeas
Dicas para cuidar de orquídeas em casa
Nas condições brasileiras geralmente as orquídeas precisam ser regadas uma vez a cada 4 dias, ou até mesmo uma vez por semana. O melhor modo de verificarmos isso é colocando o dedo a 2 cm de profundidade no substrato. Caso o seu dedo sinta umidade, não regue.
Experimente regar uma vez por semana Graças à reserva de água dessas verdinhas, é sempre melhor começar com pouco. As suculentas costumam sobreviver melhor à seca do que ao excesso de umidade. Regando suas suculentas uma vez por semana você poderá começar a entender as características da sua planta.
Resposta. A Phalaenopsis, por exemplo, dá flor até três vezes por ano se estiver bem nutrida. Já a Cattleya costuma dar flor só uma vez por ano. Algumas espécies de chuva-de-ouro florescem bastante, duas vezes por ano, outras, como o Oncidium "Sharry Baby", a orquídea-chocolate, dão flor só uma vez por ano.
A maior parte das orquídeas floresce apenas uma vez ao ano e suas hastes não voltam a dar flores após o término da floração original. Algumas orquídeas, no entanto, particularmente as híbridas, podem florescer por mais de uma vez na mesma haste.
Veja o que fazer para que a sua orquídea volte a florescer:
7 pequenas atitudes para sua orquídea florir
Fácil de tratar, sua floração ocorre uma vez ao ano por 30 dias. De lugares altos e frios, a orquídea Cymbidium deve ser regada com água gelada quando longe de seu habitat para induzir floração. Esta espécie híbrida do gênero Phalaenopsis é típica da Ásia e pode florescer duas vezes ao ano até por 90 dias.
Mas quanto tempo uma muda de orquídea cattleya leva para florir? Esse exemplar adquiri em novembro de 2016, e ela está florindo agora em março de 2018, quase 1 ano e seis meses para a floração. Como ela já teve esse tempo para se adaptar, deve florir novamente no verão do ano que vem.
Como Cuidar Das Orquídeas Cattleya
Para que você consiga perceber se o problema para a orquídea florir é, de fato, a falta de luz, aproxime aos poucos a planta de um local que receba a luz natural. Realize esse processo lentamente, colocando a planta próxima a luz um pouquinho por semana. É preciso que a planta se adapte. Você notará a diferença!
A floração normalmente ocorre entre o inverno e a primava, mas isso pode variar muito. Hoje com o desenvolvimento de vários híbridos, as phalaenopsis não possuem uma data fixa para suas florações, muitas espécies podem florescer em qualquer época do ano.
Modo de usar: Agite bem o frasco antes de usar. Diluir 5 mL (1 tampinha) em 1 litro de água. Em seguida, aplique diretamente sobre o substrato aproximadamente 25 mL desta solução por vaso. Aplicar semanalmente.
O SEACROP é a solução para ampliar as atividades metabólicas das plantas, poupando-as de perdas ocasionadas por adversidade bióticas e abióticas, o que traz um resultado extraordinário de performance e produtividade, já que com esse fortalecimento, a planta passa a suportar uma maior e melhor carga de flores.
O que vamos fazer é criar um ambiente em que a planta acredite que irá morrer devido a diminuição da água. Toda Dendrobium quando acha que "está nas últimas", procura um jeito de perpetuar a espécie. Que acontece através da polinização. Assim, a planta concentrará sua energia em flores.
Para que você consiga perceber se o problema para a orquídea florir é, de fato, a falta de luz, aproxime aos poucos a planta de um local que receba a luz natural. Realize esse processo lentamente, colocando a planta próxima a luz um pouquinho por semana. É preciso que a planta se adapte. Você notará a diferença!
A floração normalmente ocorre entre o inverno e a primava, mas isso pode variar muito. Hoje com o desenvolvimento de vários híbridos, as phalaenopsis não possuem uma data fixa para suas florações, muitas espécies podem florescer em qualquer época do ano.
Descubra quais os sinais a que deve estar atento na sua orquídea
Isso ocorre porque as orquídeas cymbidium para florescer necessitam de uma queda de temperatura durante a noite. Essa queda de temperatura vai fazer as hastes florais se soltarem para que chegue a tão esperada floração. Por isso, o recomendado é que durante a noite a temperatura abaixe em média 10 graus.