A ventoinha do carro é ligada após o sinal de um termostato enviado pelo líquido refrigerante (água do radiador mais aditivo). Ao atingir determinada temperatura, o sensor manda um sinal que ativa a ventoinha e consequentemente inicia o resfriamento do motor. É comum a ventoinha ligar após o desligamento do carro.
A ventoinha é a responsável por acelerar a passagem de ar pelo radiador do carro, fazendo com que a troca de calor entre o fluido refrigerante e o ar seja feita de forma mais rápida. É um sistema de refrigeração presente na maioria dos veículos modernos.
O fusível da ventoinha do radiador A sua localização, em muitos veículos, esta na caixa de fusíveis acima da bateria, é possível retira-lo usado um extrator de fusível.
Se a temperatura manter o mínimo de 90º rodando em pista livre é normal. A ventoínha do EFI 95 aciona aos 100º. Em marcha lenta, ligado a partir do motor frio, a ventoinha demora meia-hora para armar.
Estar localizado no cabeçote abaixo do coletor admissão. Este sensor é basicamente um termistor,ou seja um resistor que varia sua resistência com a temperatura.
É só colocar o painel e trocar o sensor de temperatura (cebolinha), pelo vermelho. faz uma adaptação similar ao "Kit Verão" do Tempra, e coloca o sensor de temperatura nele. Trata-se de um T na mangueira do radiador, onde coloca o sensor.