Como Funciona Uma Prova De Conhecimentos Gerais?

Como funciona uma prova de conhecimentos gerais

Primeiro, vamos falar sobre o que é conhecimento geral. Conhecimentos gerais é um termo utilizado para representar um aglomerado de tópicos e informações que são importantes, pertinentes e relevantes relacionados à diversas áreas, como: atualidades, ciências, artes, educação, tecnologia, cultura, política, economia, entre outros. São informações que foram acumuladas ao longo do tempo através de vários meios.

Stories Recentes

Concurso CG DF (Controladoria Geral do Distrito Federal) será para o cargo de auditor de controle externo, com exigência de nível superior A espera chegou ao fim! Foi autorizado, nesta…

BIOLOGIA - A célula como sistema: os tipos de célula, mecanismos de troca de materiais com o ambiente, funções vitais como nutrição, transporte, digestão, excreção, respiração e fotossíntese. Principais compostos orgânicos das células e suas funções. Divisão celular. Os tecidos: Função dos principais tecidos animais e vegetais. Reprodução: sexuada e assexuada, fecundação, local de desenvolvimento do embrião. Reprodução humana: anexos embrionários, DSTs e métodos contraceptivos. Sistemas do corpo: função dos sistemas respiratório, excretor, nervoso, digestivo, locomotor, circulatório e endócrino. Ecologia: bases do funcionamento dos sistemas ecológicos. O ciclo da matéria e o fluxo de energia, dinâmica de população, sucessão ecológica. Características dos grandes biomas. Poluição. Princípios do desenvolvimento sustentável. Hereditariedade: Leis de Mendel. Herança ligada ao sexo. Ligação gênica e mapeamento. Alelos múltiplos. Grupos sanguíneos e Integração gênica. Impactos da biotecnologia na vida Humana: células-tronco, transgênicos e clonagem. Evolução: Teorias da Evolução. Mecanismos de evolução. Evidências de evolução. Eventos da história da vida. Origem da vida. Origem das espécies. Diversidade das plantas: Características evolutivas do grupo das Briófitas, Pteridófilas, Gimnospermas e Angiospermas. Ação dos hormônios vegetais. Diversidade dos animais: Características gerais dos grupos dos Artrópodes, Anelídeos, Moluscos e Cordados. Interações do homem com a natureza- a saúde e as doenças e seus determinantes biológicos, ambientais e socioculturais. Prevenção das doenças infecciosas e parasitárias. Impactos ambientais e as doenças.

Prova de Conhecimentos Gerais


									Prova de Conhecimentos Gerais

Saber como se deu a correção das provas anteriores é muito importante, portanto, analise as redações de maior pontuação e as de menor, para ver o que é erro e o que é acerto. Treine você mesmo e busque seguir os critérios de correção, caso não esteja fazendo um cursinho para ter alguém para corrigi-lo.

É importante que você preste bem atenção a todos os detalhes das questões de conhecimentos gerais. Como, por exemplo, qual é o nível de dificuldade, o tamanho dos enunciados e textos, quantas são as alternativas de resposta e se há algum padrão de cobrança. Esses detalhes são importantes para que você conheça a banca e a prova. Assim, quando for valendo a sua vaga você estará mais bem preparado e dois passos à frente dos seus concorrentes.

Datas da Unesp 2024

Edital Bombeiro RJ previsto para os próximos dias! Serão ofertadas 800 vagas para soldados e sargentos de nível MÉDIO Para os cariocas atentos ao blog do AlfaCon, vem aí uma…

A prova de Habilidades Específicas nada mais é do que uma etapa para ingressar no curso desejado. Não é preciso ter receio. Se prepare bem, assim como fez para os outros testes do vestibular, e confie na sua capacidade para tal. Vá sem medo e garanta aquilo que tanto almeja para o seu futuro profissional.

Há quem diga que a primeira fase da prova é a queridinha dos que têm facilidade em humanas e linguagens, pois Matemática e Ciência da Natureza correspondem a, apenas, um terço do exame.

Assuntos que mais caem na prova da Unesp (por matéria)

Assuntos que mais caem na prova da Unesp (por matéria)

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA - Leitura e estudos do texto: gêneros textuais, argumentação e processos comunicativos: A função social dos gêneros textuais; Aspectos formais e procedimentos composicionais de diferentes gêneros; Objetivos discursivos de textos de diferentes esferas sociais; Modos de tratamento da informação em função de propósitos comunicativos específicos; Estratégias de argumentação e posicionamento autoral em gêneros diversos: Recursos linguísticos e modalização: marcas de envolvimento e posicionamento do autor em textos argumentativos; Recursos persuasivos em gêneros argumentativos diversos (escolhas lexicais, exemplificações, discurso reportado); Recursos verbais e não verbais em textos multimodais; Estratégias de contra-argumentação, refutação e ressalva em textos de diferentes gêneros. Conhecimentos linguístico-gramaticais aplicados ao texto: Funcionamento social da língua: aspectos linguísticos, sócio-históricos e contextuais da variação linguística; Formas verbais e efeitos de sentido: marcas de pessoa, número, tempo e modo e efeitos de sentido em gêneros textuais diversos; Coesão verbal e nominal: recursos gramaticais como estratégias de introdução, progressão e retomada; Organizadores textuais e marcadores discursivos: funções sintáticas e relações lógico-semânticas; Sintaxe da língua portuguesa: categorias sintáticas e classes gramaticais; Estrutura da sentença; Coordenação e subordinação entre orações; Características sintáticas do português brasileiro e sua relação com a norma padrão da língua em função da situação comunicativa; Flexão verbal e nominal, colocação pronominal, emprego da partícula “se”; Emprego da crase; Pontuação; Literatura e contexto histórico de produção: Literatura brasileira contemporânea: tendências estéticas e visões de mundo: A literatura brasileira do século XVII ao século XX: relações entre procedimentos estéticos e o contexto histórico de produção; Literatura e identidade nacional. Fundamentos e procedimentos de construção do texto literário: Aspectos simbólicos do texto literário; Intertextualidade; Literatura e outras artes; Vozes da narrativa; Estratégias narrativas; Enredo e personagens; O foco narrativo e seus efeitos de sentido; Tempo e espaço ficcionais; Características do texto poético: Figuras de linguagem como recurso expressivo; Recursos visuais: disposição gráfica e recursos imagéticos; Recursos sonoros. Aliterações, assonâncias, repetições e estrutura rítmica; Relações entre elementos formais e aspectos semânticos.

Os temas mais recorrentes nas questões interpretativas são:

Alguns cursos superiores exigem a realização da Prova de Habilidades Específicas. Essa cobrança acontece quando a graduação aborda temas que não são comumente vistos no Ensino Médio ou mesmo por se tratar de desenvolturas que nem todos possuem. Esse teste existe para selecionar aqueles que realmente têm capacidade para desenvolver o proposto pelo curso e se tornar um profissional gabaritado.

Como é a redação da prova da Unesp?

Normalmente a prova é marcada para uma data diferente à da prova de Conhecimentos Gerais, de acordo com o cronograma de cada universidade, e o candidato tem de levar materiais específicos para o exame. Algumas instituições exigem a realização de exames médicos para ingressar no curso de Educação Física, por exemplo. O procedimento pode ser eliminatório em caso de alguma contra indicação à realização dos testes. Para a prova também são estabelecidos que os vestibulandos vistam roupas apropriadas para a prática de atividades físicas e levem calção e maiô. São analisadas as capacidades de andar, correr, driblar e saltar.

Sempre bate aquela dúvida do que devemos ou não levar no dia de fazer a prova da Unesp. Por isso, temos um artigo específico para o assunto, confira!

De modo geral, as questões cobram conteúdos essenciais aos alunos de ensino médio e têm nível mais fácil que o identificado na prova da primeira fase da Fuvest. Mas não é tão distante assim, então, não relaxe na hora de estudar!

Vestibular UEMG

Uma coisa bem importante é ter uma ideia de quanto tempo você leva para responder cada questão. O objetivo não é ser mais rápido ou terminar a prova antes de todo mundo. É que cada concurso tem um tempo máximo para a resolução da prova, depois desse horário, os candidatos precisam entregar o teste do jeito que ele está naquele momento. Então, se você testar isso antes, já vai saber se o seu tempo de resolução está de acordo com o que é pedido ou se você precisa agilizar um pouco o raciocínio.

Expressão: exposição de ideias, linha de raciocínio, mobilização de conceitos, coerência, argumentação, capacidade de persuasão, análise e defesa de pontos de vista, conhecimento de mundo/repertório cultural, seleção e propriedade vocabular.

A confirmação de matrícula do candidato excedente poderá ser enviada pela Secretaria da Unidade Acadêmica de ingresso, exclusivamente via e-mail, se identificada a existência de vaga, até o 20º (vigésimo) dia letivo de 2023. 

O que estuda em conhecimentos gerais?

Mas afinal, o que são os conhecimentos gerais? São assuntos sobre a sociedade e a atualidade. Temas como meio-ambiente, segurança pública, desigualdade social, relações internacionais, inclusão, entre outros. Em alguns casos, o próprio edital descreve quais tópicos serão retratados.

É de conhecimento geral que sinônimo?

1. Que é de conhecimento geral; sabido ou público; 2. Que é gritante, irrefutável ou claro.

Qual a finalidade dos testes de conhecimentos gerais?

São testes desenvolvidos para avaliar os conhecimentos do candidato sobre questões relacionadas ao cargo oferecido. No recrutamento e seleção, esses testes otimizam a seleção de pessoas para as entrevistas, diminuindo o tempo de realização do processo e agregando valor ao recrutamento.