Estoque de segurança mínimo e máximo O estoque de segurança mínimo determina a quantidade mínima de cada produto que deve existir em estoque, para cobrir eventuais atrasos no reabastecimento.
Segundo a RDC 67/07 - Dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias: Regulamento Técnico 5.
O uso correto de antibióticos é fundamental para prevenir a resistência bacteriana e evitar efeitos colaterais severos. Os antibióticos são medicamentos usados no tratamento contra doenças causadas por bactérias, tais como pneumonias e infecções odontogênicas.
O uso de remédios sem receita médica pode levar à intoxicação do fígado, porque precisam de ser metabolizados neste órgão, podendo-se acumular. Os medicamentos também podem prejudicar o funcionamento do rins, que têm como função filtrar o sangue e excretar os produtos de metabolização dos medicamentos na urina.
Introdução: A prescrição médica é muito importante na comunicação entre os profissionais de saúde, pois contribui para a segurança do paciente e aderência ao tratamento.
Com base no tipo e gravidade da doença, bem como a classe de antibióticos e seu tempo de vida, o médico prescreve o remédio para dez dias, sete dias, três dias... Esse período deve ser respeitado, mesmo que você deixe de apresentar sintomas da doença que está tratando.
Os antibióticos podem ter reações adversas, tais como distúrbios gástricos, diarreia e, nas mulheres, infecções vaginais por levedura. Algumas pessoas são alérgicas a certos antibióticos.
A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.