Muito sangue escorreu até que Roma adotasse o cristianismo O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica.
Resposta. Resposta: Explicação: foi o casamento da igreja com o estado , isto se deu com determinação do proprio imperador constantino se declarando papa da igreja.
A religião da Roma Antiga foi formada combinando diversos cultos e várias influências. Crenças etruscas, gregas e orientais foram incorporadas aos costumes tradicionais para adaptá-los às novas necessidades do povo. Os Romanos da Antiguidade eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses.
As ideias dos primeiros cristãos assustavam Roma porque eles não concordavam com a adoração ao imperador como deus vivo e pregavam igualdade entre os homens. Dessa forma, no decorrer dos séculos, essa religião de apelo popular foi conseguindo cada vez mais adeptos.
Quantos foram os que perderam a vida nas perseguições? A tradição cristã falava em centenas de milhares, em milhões de cristãos que o Império Romano haveria vitimado entre a perseguição de Nero (ano 64 D.C.) e a revogação das leis de Diocleciano pelo edito de Milão, em 313.
100 mil pessoas
papa Gregório 9
Mas os experts divergem sobre quão alto é esse patrimônio. Se situa em alguma cifra entre 1 bilhão e 12 bilhões. Incluem-se ações, reservas de ouro, bens imobiliários e dinheiro.
Verificado por especialistas Além do mais, a Igreja Católica era criticada também por exercer um controle social sobre a população, doutrinando-a e interferindo nas decisões políticas, além da venda de indulgências, as cruzadas, caça às bruxas e outros eventos marcantes.
A resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante foi a Contrarreforma, que foi pensada entre os anos de 1545 e 1563, na cidade italiana de Trento. Um concílio foi convocado pelo Papa Paulo III para que o alto clero católico se reunisse para reagir à cisão promovida pela Reforma.
Segundo o Código de Direito Canônico de 1983 e atualizado em 2009, apostasia é o repúdio total à fé cristã, que difere do cisma que é a recusa em submeter-se à autoridade do Papa ou à comunhão com os membros da Igreja a ele sujeitos e também da heresia que é a negação ou dúvida pertinaz sobre qualquer verdade de fé ...