EQST

Como Feito O Aspartame?

Como é feito o aspartame?

O aspartame, criado nos Estados Unidos em 1965, é formado quimicamente pela junção de dois aminoácidos: ácido aspártico e fenilalanina. “Essas substâncias juntas ficam doce e servem como substituição ao açúcar”, explica dr. José Antonio Miguel Marcondes, endocrinologista no Hospital Sírio-Libanês.

Porque o aspartame faz mal à saúde?

Aspartame: O que é e Faz mal? O aspartame é um tipo de adoçante artificial que faz mal especialmente a pessoas com uma doença genética chamada fenilcetonúria, pois ele contém o aminoácido fenilalanina, composto proibido nos casos de fenilcetonúria.

O que é o aspartame é para que serve?

O aspartamo ou aspartame é um aditivo alimentar utilizado para substituir o açúcar comum e foi criado em 1965 pela empresa americana G.D. Searle & Company e comprada posteriormente pela Monsanto. Ele tem maior poder de adoçar (cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose) e é menos denso.

Quantos carbonos quirais tem o aspartame?

Quanto à produção, acontece que, conforme você pode visualizar na fórmula do aspartame, ele possui dois carbonos assimétricos ou quirais (carbonos que estão ligados aos átomos de nitrogênio), ou seja, que possuem os seus quatro ligantes diferentes.

Quantos carbonos quirais estão presentes na molécula de frutose?

A frutose possui três átomos de carbonos assimétricos, portanto, temos 8 isômeros opticamente ativos e 4 isômeros opticamente inativos, que são 4 misturas racêmicas.

Qual a fórmula molecular do aspartame?

C14H18N2O5

Qual é a fórmula molecular da vanilina?

C8H8O3

Qual é a massa molecular do aspartame?

294,3 g/mol

Quais os grupos químicos presentes no aspartame?

Um exemplo de composto de função mista está representado abaixo; trata-se do aspartame, um adoçante que é 200 vezes mais doce que o açúcar. Veja que em sua fórmula há quatro funções orgânicas destacadas, que são: éster, amina, amida e ácido carboxílico.

Qual o grupo funcional do composto?

Podemos definir grupo funcional como um agrupamento de átomos que aparece na estrutura da cadeia carbônica e que é responsável pela semelhança no comportamento químico de uma série de compostos.