A forma como os elétrons estão distribuídos ao redor do núcleo, em camadas ou níveis de energia, é chamada de distribuição eletrônica. A distribuição eletrônica refere-se ao modo como os elétrons estão distribuídos nas camadas ou níveis de energia que ficam ao redor do núcleo do átomo.
O diagrama de Pauling representa os níveis, que são as camadas eletrônicas do átomo. São sete níveis, enumerados de forma crescente do mais próximo ao núcleo para fora (1, 2, 3... 7) e, denominados, respectivamente, pelas letras K, L, M, N, O, P e Q. Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
O átomo apresenta um total de sete níveis, representados pelas letras K, L, M, N, O, P, Q, cada um com uma quantidade específica de energia. Cada nível apresenta uma quantidade específica de subníveis, que são representados apenas por quatro letras: s, p, d, f.
O cientista Linus Carl Pauling, então, propôs uma solução para o problema; qual foi a solução proposta por Pauling: A teoria do octeto.
Na eletrosfera, os elétrons giram em torno do núcleo, ocupando o que chamamos de níveis de energia ou camadas eletrônicas. Cada nível possui um número inteiro de 1 a 7 ou as letras maiúsculas K,L,M,N,O,P,Q.