Primeiramente, vamos traçar um segmento de reta AB com a medida do lado do quadrado pretendida. Com o compasso na extremidade A com abertura A B, vamos marcar a mesma medida no segmento da reta perpendicular e encontrar o ponto C. Com a mesma abertura, colocaremos o compasso em C e traçaremos um arco.
Coloque a ponta do compasso sobre P e ajuste sua largura de maneira que seja igual a distância PC. Desenhe um arco grande pelo lado BC. Prolongue o lado AB até cortar o arco em algum ponto (vamos chamar este ponto de Q). Desenhe uma linha paralela ao lado BC, passando pelo ponto Q.
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.
Losango (◊) é um quadrilátero equilátero, ou seja, é um polígono formado por quatro lados de igual comprimento. Um losango é também um paralelogramo. Alguns autores exigem ainda que nenhum dos ângulos do quadrilátero seja reto para que ele seja considerado um losango.
O losango é um quadrilátero (polígono de quatro lados) cuja medida de seus lados são iguais. Além disso, possui dois ângulos opostos obtusos (maiores que 90°) outros dois ângulos opostos agudos (menores que 90°).
Para ser um paralelogramo, o polígono deve possuir os lados opostos paralelos. Como características específicas, temos que: Todo paralelogramo é composto por quatro lados, e os lados opostos são paralelos.
Elementos de um trapézio
Um losango possui quatro lados iguais e, desse modo, não importa qual seja o lado escolhido. Digamos que o lado possui medida igual a 2 cm. 2 cm × 2 cm = 4 cm2. Multiplique o resultado pelo seno de um dos ângulos.
E o volume é determinado pela multiplicação da altura pela largura e pelo comprimento. Diante disso, podemos resumir que a área mede a superfície de uma figura plana, o perímetro mede o comprimento do seu contorno e o volume calcula o espaço ocupado pela figura tridimensional.
O segmento BD é a diagonal maior do losango, enquanto que o segmento AC é a diagonal menor. BD = 3√3. Ou seja, a medida da diagonal maior do losango mede 3√3.
Exemplo 2. Num losango, a medida da diagonal maior é o dobro da medida da diagonal menor.