O encaminhamento do paciente para o HC deve ocorrer da seguinte forma:
Conteúdo descritivo mínimo que o encaminhamento deve ter: 1. sinais e sintomas (descrever exame especular e toque vaginal); 2. tratamentos em uso ou já realizados; 3. número da teleconsultoria, se caso discutido com Telessaúde.
O que perguntar na primeira consulta ao ginecologista?
Nenhum exame é necessário para a prescrição do anticoncepcional, exceto se você tiver alguma queixa e se o seu médico achar alguma alteração no exame físico. O Papanicolaou e o ultrassom tranasvaginal não é necessário para o início do anticoncepcional.
Para fazer o exame preventivo precisa se depilar? Não, para realizar o Papanicolau não é necessário se depilar.
É indicado ir ao ginecologista pelo menos 1 vez ao ano para realizar exames de diagnóstico preventivos, como papanicolau, que ajuda a identificar precocemente alterações no útero, que quando não são tratadas corretamente podem levar ao surgimento de câncer.
O exame preventivo é um exame rápido, simples, que é feito no consultório do ginecologista e que não dói, no entanto a mulher pode sentir um leve desconforto ou sensação de pressão no útero durante a realização do exame, no entanto essa sensação passa assim que o ginecologista retira o dispositivo médico e a espátula ...
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.