Passos
O nó Pratt é versátil, elegante e de tamanho médio, fica entre o Four-in-Hand e o Half Windsor. 1. Comece posicionando a gravata no seu pescoço, por debaixo do colarinho, deixando a ponta larga da gravata à sua direita e a ponta estreita à sua esquerda. A ponta estreita deve ficar mais ou menos na altura do seu umbigo.
O passo a passo é o seguinte:
O nó de gravata duplo é muito semelhante ao nó simples, mas envolve uma segunda volta. Este nó é recomendado quando a gravata escolhida for fina ou de tecido especialmente leve, para dar mais estrutura ao nó. Basta fazer uma segunda rotação antes de prosseguir com o laço.
Pegue a ponta da parte grossa e passe novamente sobre a parte fina (para rodear) mas agora, pela inércia, será para o lado contrário. Sobre a dobra criada você deverá passar a ponta e puxar para baixo. Aperte o nó até o final e pronto!
Traga o lado A sobre B perto do pescoço para evitar que a gravata fique muito frouxa. Continue a trazer A para cima atrás de B, formando um nó simples e frouxo.
Dobre a corda (aí dá para envolver um objeto, tipo um carro), cruze fazendo um X. Passe a ponta solta da corda por de trás, envolvendo as duas partes, e depois puxe para dentro do círculo. Quanto mais você puxar a corda, mais firme e ajustado fica o nó.
Coloque a gravata na palma da mão leve até o pescoço para medir a altura e depois dê uma volta. Depois de dar a volta, pegue a parte da frente da gravata (a mais grossa) e prender com o dedão. Depois a parte que está sendo presa com o dedão deve ser girada para cima. A volta que formou deve ser colocada na outra mão.
Segure uma ponta da corda com cada mão. Cruze a que estiver na mão direita (ponta A) sobre a que estiver na esquerda (ponta B) de modo a formar um X. Envolva a ponta A passando-a debaixo da ponta B e voltando a subir. Traga a ponta A novamente por cima da ponta B formando um nó simples.
Fixe o balanço na outra extremidade da corda. Coloque a corda nos furos do balanço. Ajuste a altura para a posição que considera adequada. Amarre a corda fazendo um nó lais de guia. Corte o excesso de corda, se houver.
Aperte a ponta da corda e o seu nó de caminhoneiro com duas travas.
Nó de caminhoneiro: método 1
Para isso é imprescindível que a ponta seja deixada sobrando a uma proporção de, pelo menos, 10 vezes o diâmetro da corda. Exemplificando para que fique claro, caso esteja usando um cordelete de 6 mm, após o nó deve ter uma sobra de ao menos 6 cm a 8 cm (caso seja o cordelete de 8 mm).
Para dar esse nó, siga as ilustrações da esquerda para a direita.
Os nós são usados quando se pretende unir um cabo a outro, ligar os chicotes do mesmo cabo ou fixar um cabo a qualquer objecto (ex: cabeço, cunho, etc.).
NÓ OITO DUPLO É um dos nós mais importantes, devido à menor perda de resistência da corda. Utilizado tanto em ancoragens como para unir 2 cordas. É um nó muito forte e pode ser desatado com relativa facilidade. Deve-se deixar pelo menos um palmo de corda sobrando.
Onde e como colocar As defensas devem ser fixadas da seguinte maneira: a primeira na parte mais larga do barco (boca), a segunda entre a primeira e a popa do barco e a terceira entre a primeira e a proa.
Antes de mais nada, para ancorar um barco é preciso para-lo no local onde você deseja que ele seja ancorado. Após encontrar a posição ideal, solte a âncora junto ao cabo na água e lentamente dê ré, enquanto o cabo ou corrente vai saindo do seu paiol.
Basta amarrar um pneu de caminhão ou outro peso similar da meia água pro fundo, assim o peso servirá de amortecedor pro cabo não dar tranco na proa da lancha em caso de ondas e vento forte. E, é claro que deve verificar as condições da poita: cabos, pesos, boia, etc. Abração.
6 Tipos de nós mais utilizados no acesso por cordas.
Nós de travagem – São destinados a rematar a ponta de uma corda de modo a engrossá-la ou evitar que se desfie. Nós de Junção – Servem para ligar entre si duas cordas de espessura igual ou diferente.
1- A primeira coisa a fazer é dividir as quantidades de cordas ao meio, em duas partes iguais conforme a figura 1, deixando o olhal virado para baixo. 3- Puxe qualquer uma das partes para dentro do círculo. 4- Depois segure as duas partes da corda que sobrou na outra mão.
Para começar, pegue dois fios de corda do lado extremo esquerdo e amarre-os em conjunto, utilizando um nó simples. Repita esse passo com os próximos dois cordões, e assim por diante, certificando-se que os nós estão todos nos mesmos níveis de altura que o do seu lado.