Dentre as principais características do romantismo na arte podemos destacar a valorização da imaginação e dos sentimentos bem como o sentimento de nacionalismo (bastante compreensível dado o momento histórico). Também eram valorizadas a natureza e os princípios de criação da arte.
É grande a importância do Romantismo enquanto estética e expressão no século XIX pois ele influenciou toda a visão de mundo e a literatura daquele século, do século XX e o começo do século XXI, bem como ele expressava as ideias de estado e nacionalidade, o sentimentalismo em relação à pátria.
O romantismo surge em 1830, influenciado pela independência, em 1822. SUA GRANDE IMPORTÃNCIA PARA A LITERATURA BRASILEIRA, é que os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais.
O principal fato histórico que permeia o Romantismo no Brasil é a chegada da Família Real portuguesa, em 1808. Nesse período, o país deixou oficialmente de ser uma colônia de exploração e passou a ser a sede do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. Com isso, uma série de modernizações começou a ocorrer no país.
O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Explicação: Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.
Denominada “Ultrarromântica” ou a Geração “Mal do Século” os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo. ... Isso porque os escritores absorvem um estilo de vida boêmio e noturno, além do pessimismo romântico presente na literatura de Byron.
Esculpir o material (pedra, mármore, madeira) utilizando uma talhadeira ou cinzel com a ajuda de um martelo a fim de dar forma à figura em três dimensões. Utilizar de um molde para criar a forma da escultura. A argila costuma ser o material mais utilizado nesse método.
A figura do índio mostra o nacionalismo ufanista que se viu no romantismo brasileiro: era preciso apagar a hereditariedade lusitana, por isso, criou-se um símbolo que se afastasse da lembrança aristocrática. Não só isso, a figura do índio reflete outra característica romântica: o apego ao passado e ao medievalismo.
No indianismo, encontramos elementos como a depressão, o devaneio, o sonho e a perspectiva da morte, características encontradas na poesia de Álvares de Azevedo.
1 - São caracteristicas do Romantismo (apenas uma alternativa está correta): a) Expor os desejos que o homem tinha, afrontando os poderes religiosos, mostrar, por. meio de sermões, a realidade acerca do sofrimento do povo. b) Valorizar o nacionalismo e o indianismo: exaltar a natureza; relatar o sofrimento humano.
Também murmura o rio, e corre a fonte, E os astros têm fulgor!" 2-A característica do romantismo que essa descrição revela é o nacionalismo(exaltação a pátria) e a exaltação da natureza.