Na área restrita, selecione o item “ART”, localizado no menu horizontal na parte superior da página e clique em “Cadastrar ART”. Logo, será exibido um aviso sobre a responsabilidade do vínculo contratual. Após a leitura, clique em “Ok” para ser encaminhado à página de geração da ART.
A Anotação de Responsabilidade Técnica, conhecida também como ART, é um documento que deve ser emitido por profissionais das áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia ou Meteorologia, em todos os contratos de execução de serviços ou obras.
Quais obras precisam de ART/RRT?
Para verificar a autenticidade da ART, clique na aba Anotação de responsabilidade técnica - ART. Para Verificar a autenticidade de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, é necessário informar o numero e a chave de impressão e, em seguida, Clique no botão “Verificar”.
12 meses
A ART pode ser de três tipos: de obra ou serviço; de obra ou serviço de rotina; ou de cargo ou função. No caso de ART impressa, o profissional deverá preencher o formulário impresso disponibilizado pelo Crea.
ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA DE OBRAS E SERVIÇOS Nele são declarados os principais dados do contrato firmado entre o profissional e seu cliente (no caso de profissional autônomo), ou ainda entre o contratado e o contratante (no caso de profissional com vínculo empregatício).
Quando temos um piso cerâmico e desejamos substituí-lo por um de porcelanato ou por outro cerâmico, podemos fazer de duas formas: - A primeira é demolindo todo o piso existente para instalar o novo piso sobre o contrapiso. - A segunda forma, é instalando o porcelanato ou cerâmica novos sobre a existente.
15- Substituição do forro de gesso precisa de ART? A princípio, não. Como ali já existia o mesmo material, colocá-lo novamente ali não acarreta em prejuízo para a estrutura. Entretanto, se o novo forro for muito diferente que o original ou mais pesado, precisa de ART.
Pode-se utilizar martelete, para retirar pisos e ladrilhos em apartamentos, o sindico pode proibir.
Uma britadeira faz um barulho acima dos decibéis permitidos aos ouvidos humanos então não pode ser usada em condomínios.
Consertos simples em apartamento O maior cuidado deve ser com o horário permitido para as obras no apartamento! Normalmente, os condomínios liberam as atividades das 08h às 12h e das 14h às 18h. No entanto, como isso não é uma regra, você precisa ter atenção às características específicas de cada local.
Lei do Condomínio - Lei 4591/64 | Lei nº 4.
O condomínio de fato é uma realidade social na qual há uma união de moradores com objetivos afins e que buscam privatizar de modo relativo áreas públicas com o objetivo de suprir deficiências na prestação de serviço público nas áreas da segurança, lazer e limpeza, dentre outras.
O condomínio de fato é uma realidade social na qual há uma união de moradores com objetivos afins e que buscam privatizar de modo relativo áreas públicas com o objetivo de suprir deficiências na prestação de serviço público nas áreas da segurança, lazer e limpeza, dentre outras.
Condomínio e associação de moradores são regidos, externamente, pelo Código Civil – os condomínios são regulamentados pelos artigos 1.
Basicamente, uma associação de moradores é uma iniciativa em que um grupo de pessoas que moram em um mesmo local se reúne para criar regras e combinar estratégias de como melhorar o bem estar na comunidade. Existem associações de bairros ou ruas, bem como associações dos moradores de condomínios fechados.
Associações podem promover a harmonia no bairro As associações zelam pelo paisagismo, áreas comuns, manutenção preventiva e conservação das instalações públicas e de propriedade comum bem como por sua segurança e boa convivência.
É papel da Associação de Moradores reivindicar junto ao Poder Público e Órgãos competentes, os direitos do povo que paga os seus impostos. Por isso é importante a existência da Associação de Moradores, para reunir, convocar e unir as forças e organizar a população. ...