Plano tático é um tipo de planejamento presente em empresas de diferentes portes, que parte do estabelecimento de metas no médio prazo – aquelas que precisam ser cumpridas, normalmente, em até três anos. ... Por isso, é comum que cada área tenha o seu próprio plano tático com objetivos específicos a serem atingidos.
Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes. Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo. E nesta etapa que os planos começam a ser mais detalhados, sendo a decomposição do planejamento estratégico.
Nível Tático - se localiza no ponto mediano desta pirâmide e tem como objetivo principal "traduzir" as estratégias desenvolvidas no plano estratégico gerenciando e coordenando o plano operacional na busca por metas e objetivos traçados.
Geralmente, o planejamento tático é projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.
Estratégia empresarial é as definição de que ações devem ser tomadas hoje (curto prazo) para acionar planos de ação (médio prazo) – com base no estudo do passado, da situação presente e de perspectivas do que está por vir – para que se alcançar os resultados desejados no futuro (longo prazo).
Os três componentes básicos da estratégia empresarial são: 1. Ambiente: isto é, as oportunidades visualizadas no ambiente de tarefa, e mais especificamente no mercado, bem como as restrições, limitações, contingências, coações e ameaças nele existente.