Mais dicas para descrever um problema
Definição de problema: Qualquer situação a ser “resolvida” por uma seqüência ações a ser executada, para atingir um objetivo, onde a situação é o estado inicial e o objeto é o estado final desejado. ...
Enquanto o singular indica um ser (peixe) ou um conjunto (cardume), o plural indica mais do que um ser (peixes). A flexão da maioria das palavras para o plural ocorre por meio do acréscimo da letra (s). Exemplos: bala, balas.
Enquanto os movimentos sociais são formas de expressar a unicidade de uma sociedade, é uma ação coletiva onde todos, ou a maioria dos indivíduos de uma associação possuem um objetivo em comum, e correm atrás das mudanças para alcançar esse objetivo, seja através de debates, ou não.
Movimento social é uma forma de comportamento coletivo. ... Comportamento coletivo significa comportamentos relativamente espontâneos e não estruturados, realizados por um grande número de indivíduos, que reagem a um determinado evento, problema ou situação.
No Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa a definição de coletivo “compreende ou abrange muitas pessoas ou coisas”, “pertence a um povo, a uma classe, a um grupo”. Do latim collectivus significa aquilo “que agrupa, ajunta”. A palavra “coletivo” é apresentada como antônimo de individual.
Os movimentos sociais são uma forma de contestar diretamente o contexto político que os grupos minoritários possuem. ... Os movimentos sociais em si tem com forte característica uma sociedade plural, onde os fundamentos são construídos em torno de um conflito político, onde tem interesses pessoais ou coletivos.
São autônomos e alternativos; Constituem germes de transformação social; Emergem devido à existência de contradições urbanas; São contra o Estado.
Revoltas urbanas e rurais na República Velha
Os principais movimentos sociais no Brasil – As ações coletivas mais conhecidas no Brasil são o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MSTS) e os movimentos em defesa dos índios, negros e das mulheres.
Desde 1976, esses movimentos, que se multiplicaram, surgiram nos mais distantes bairros, com diferentes formas de organização. Eles são resultado da capacidade de articulação dos moradores na luta pelo direito à cidadania, uma questão significativa que se coloca na prática política das classes populares.
São ações coletivas em busca de melhores condições de vida urbana e de acesso à habitação, ao uso do solo, aos serviços e equipamentos de consumo coletivo, entre outros.