Os requisitos essenciais da sentença são: a) o relatório; b) os fundamentos de fato e de direito; c)... Se aderir a outra sentença anterior, deve transcrever-lhe o trecho. No dispositivo ou conclusão é que o juiz decide, e sem ele não há sentença.
203, § 1º): “sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz, com fundamento nos arts. ... Quanto à forma, a sentença deve ter três partes (art. 489 do CPC), como elementos essenciais: [1] o relatório; [2] a fundamentação; [3] o dispositivo. [1] O RELATÓRIO.
(1) A sentença para ser considerada válida deve ser formada por três elementos básicos: relatório, fundamentação e dispositivo.
Com a sentença transitada em julgado e em caso de o credor não cumprir com a obrigação voluntariamente, cabe o pedido de cumprimento de sentença. Ele não ocorre por iniciativa do juiz.
No caso de condenação em quantia certa, ou já fixada em liquidação, e no caso de decisão sobre parcela incontroversa, o cumprimento definitivo da sentença far-se-á a requerimento do exequente, sendo o executado intimado para pagar o débito, no prazo de 15 (quinze) dias, acrescido de custas, se houver.
2.
No cumprimento de sentença que reconheça a exigibilidade de obrigação de fazer ou de não fazer, o juiz poderá, de ofício ou a requerimento, para a efetivação da tutela específica ou a obtenção de tutela pelo resultado prático equivalente, determinar as medidas necessárias à satisfação do exequente ('caput').
Siga o roteiro abaixo: CUMPRIMENTO DE SENTENÇA: No portal E-SAJ escolher a opção “Petição Intermediária de 1º Grau”, categoria “Execução de Sentença” e selecionar a classe, conforme o caso: - “156 – Cumprimento de Sentença” (disparado, é o mais comum). - “157 – Cumprimento Provisório de Sentença” (raro).
No portal e-SAJ o peticionamento de "Cumprimento de Sentença" passará a ser realizado via petição inicial por dependência do processo principal e deve-se selecionar a competência "214 - Cumprimento de Sentença" no momento do peticionamento....Atalhos.
Desta forma, passou-se a existir um simples incidente processual, sem a instauração de uma nova relação jurídica e nova citação, desde que o pedido seja feito pelo autor da demanda. Tal incidente é o objeto de estudo deste trabalho, o qual denomina-se cumprimento da sentença.
A apelação deve ser interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau. Ou seja, o protocolo da petição deve ocorrer junto ao processo em trâmite. A qualificação das partes deve ser completa.
Para peticionar acesse, no menu do Painel do Advogado: Processo>Outras ações>Peticionar. E, no caso de processo que tramite em segredo de justiça, será permitido o peticionamento, mas as informações do processo não serão exibidas.
"Uma simples petição, no prazo de 05 dias, afirmando que deseja recorrer, o juiz recebe o recurso e determina que se abra vistas dos autos ao recorrente para apresentar as razões de recurso no prazo legal, 08 dias, com intimação."
É uma causa objetiva de inadmissibilidade e independe de qualquer indagação quanto à vontade do omissivo. O valor do preparo é a soma da taxa judiciária mais o porte de remessa e de retorno dos autos. Conforme reza o artigo 511, do CPC, o preparo deve ser comprovado no momento da interposição do recurso.
O preparo no recurso de apelação. “Art. 12 II - 3% (três por cento) como preparo da apelação ou do recurso adesivo, ou, nos processos de competência originária do Tribunal”.
Em todos os casos, conforme entendimento consolidado na Corte, o correto preparo do recurso especial envolve, além do pagamento das custas e do porte de remessa e retorno, o adequado preenchimento da guia de recolhimento, com a indicação do número do processo a que se refere e a juntada dos respectivos comprovantes ( ...
(art. 6º, parágrafo único, da Resolução nº 2/2017)....Superior Tribunal de Justiça.
(7) O parágrafo 2º do art. 1.
A petição de agravo de instrumento será instruída:
Justiça Estadual (Atualizado em
O agravo de instrumento é dirigido ao tribunal "ad quem" para apreciação imediata e o prazo para interposição é o de 15 (quinze) dias úteis, sendo a competência do tribunal de segunda instância. A regra provém das disposições gerais no título "dos recursos".
O agravo de instrumento será dirigido diretamente ao tribunal competente, através de petição com os seguintes requisitos: