Esses animais apresentam o corpo dividido em: cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça são encontrados os órgãos dos sentidos. O pé é responsável pelos movimentos e, em alguns animais, como o polvo, pode ser substituído pelos tentáculos. A massa visceral é onde encontram-se todos os órgãos.
O sistema nervoso dos moluscos é centralizado e do tipo ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde saem nervos que vão para diferentes partes do corpo. ... Os cefalópodos possuem um gânglio cerebróide grande, que lembra o encéfalo dos vertebrados.
a maior parte dos moluscos possui sistema circulatório aberto, embora alguns cefalópodes possuam o sistema circulatório fechado. Apresentam um coração dentro da cavidade pericárdica que bombeia a hemolinfa (semelhante ao sangue) para transportar substâncias ao longo do corpo do organismo.
Os anelídeos possuem sistema circulatório fechado. ... O sistema circulatório é composto por dois vasos, um dorsal e outro ventral, além de um conjunto de vasos contráteis, que podem ser comparados aos corações.
- Sistema circulatório aberto: É aquele tipo de sistema em que o fluido sanguíneo, também chamado de hemolinfa, circula também fora de vasos, caindo em cavidades e lacunas entre os órgãos. Nessas lacunas o sangue encontra-se diretamente com as células, realiza as trocas de substâncias e retorna ao coração.