10 dicas para reduzir as faltas e o absenteísmo no call center
O ABS (absenteísmo) – ausência ou falta no trabalho -, é o “calcanhar de Aquiles” de qualquer gestor do segmento de Call Center, como alguns colaboradores do blog já mencionaram em seus artigos.
Veja abaixo as cinco principais!
A fórmula utilizada para calcular a taxa de absenteísmo na empresa leva em consideração a média de empregados, número de dias de ausência e o total de dias úteis. Veja a fórmula: Média do número de funcionários X Dias úteis perdidos) / (Média número de funcionários X Total de dias úteis.
O absenteísmo no trabalho diz respeito à ausência de um colaborador ou mais colaboradores no período de trabalho, seja por algumas horas — como nos casos de atraso ou uma saída adiantada ao fim do expediente — ou até mesmo faltando por vários dias.
Nesse caso, o índice de absenteísmo é de 2,55%, considerado aceitável na maioria das empresas. No entanto, seu parâmetro de comparação deve ser o histórico da empresa, e qualquer aumento no resultado de um mês para o outro deve ser investigado — daí a importância de medir constantemente o índice.
Logo, o índice ou taxa de absenteísmo é o indicador que avalia se esse número é alto ou baixo e serve também para identificar possíveis problemas que acontecem dentro da empresa, que possivelmente, não seriam diagnosticados caso não houvesse uma forma de medir por meio das faltas.