Um campo vetorial em R2 é uma função F : D → R2, D ∈ R2. Neste caso, o campo vetorial pode ser escrito em termos de suas componentes P e Q da seguinte forma: F(x,y) = P(x,y)i + Q(x,y)j = (P(x,y),Q(x,y)).
Uma força é chamada de conservativa, se o trabalho que ela realiza em um objeto movendo-se de um ponto A para um outro ponto B é sempre a mesma, não importando qual caminho é feito. Em outras palavras, se essa integral é sempre independente do caminho.
Campos vetoriais conservativos aparecem naturalmente na mecânica: são campos vetoriais que representam as forças de sistemas físicos onde a energia é conservada. ... Nesses sistemas, o trabalho realizado para mover uma partícula no espaço depende apenas dos pontos final e inicial.
Significado de Conservativo adjetivo Que tem a propriedade de conservar; conservatório.
No cálculo vetorial o gradiente (ou vetor gradiente) é um vetor que indica o sentido e a direção na qual, por deslocamento a partir do ponto especificado, obtém-se o maior incremento possível no valor de uma grandeza a partir da qual se define um campo escalar para o espaço em consideração.
Significado de Gradiente substantivo masculino Medida da variação de uma grandeza, numa determinada direção, tendo em conta sua dimensão espacial. ... Taxa de variação do potencial (gravitacional, elétrico ou magnético), num campo de força, segundo a direção do campo. Etimologia (origem da palavra gradiente).