Descrição – O que é Os elementos mais importantes no processo de caracterização são os adjetivos e locuções adjetivas. Desta maneira, é possível construir a caracterização tanto no sentido denotativo quanto no conotativo, como forma de enriquecimento do texto.
Como o próprio nome sugere, o parágrafo descritivo é utilizado pelo autor quando ele deseja descrever alguma coisa, algum fato, algum acontecimento ou características de alguém. Por ter a característica de descrever, há a presença de bastante adjetivos e verbos de ligação.
Após definir tais elementos, você deve estruturar a sua narrativa a partir das seguintes fases:
Assim, estas são as formas de iniciar uma história:
Escreva a conclusão da história. Ele tem que terminar a leitura pensando nos temas centrais do enredo e na importância deles. Se está escrevendo uma redação acadêmica ou pessoal, use o último (ou os dois últimos) parágrafo para concluir o enredo.
Uma escrita final: Apare as pontas. Corte linhas mortas (N.T.: quando há somente uma ou duas palavras ocupando uma linha de texto), corte diálogos desnecessários ou descrições de cena. Um roteiro enxuto é a chave para uma boa leitura.
Uma história deve terminar da mesma forma que uma frase: com um ponto final (final fechado), um ponto de exclamação (final surpreendente), um ponto de interrogação (final ambíguo) ou reticências (final aberto).
[Artes] Final, fim ou a parte que se refere ao final de uma obra literária ou teatral. [Literatura] Momento em que ocorre o desenlace, a solução da trama: o desfecho de uma peça, de um livro, de um filme etc.
Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens. Os personagens têm muita importância na construção de um texto narrativo, são elementos vitais.
Tempo (lembre que a crônica se passa em um curto espaço de tempo – minutos, horas). Desfecho: pode ser aberto, conclusivo, surpreendente. No desfecho aberto o leitor é instigado a pensar, criar sua solução, dar continuidade à narrativa, os leitores viram coautores da história.
2 – Complicação: é a parte do enredo em que as ações e os conflitos são desenvolvidos, conduzindo o enredo ao clímax. 3 – Clímax: é o ponto em que a ação atinge seu momento crítico, momento de maior tensão, tornando o desfecho inevitável. 4 – Desfecho: é a solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.