EQST

Como Contabilizar Devoluço De Venda De Ativo Imobilizado?

Como contabilizar devolução de venda de ativo imobilizado?

Agora no Bluesoft ERP será possível contabilizar as operações de devolução de compra de ativo imobilizado utilizando os CFOP's para configuração da conta contábil. A Configuração foi liberada para os CFOPs: 5553, 5555, 6553 e 6555. Para saber mais sobre essa funcionalidade, Clique Aqui.

Como lançar devolução de compras na contabilidade?

É necessário salientar que o lançamento contábil da devolução de compra será de acordo com anota fiscal de devolução, ou seja, na qual estará as informações referentes ao preço unitário pelo qual a mercadoria deu entrada na empresa compradora, e por fim compreende a baixa dos estoques, de fornecedores e dos impostos ...

O que é devolução de compra?

A NF-e de Devolução deve ser uma cópia fiel da NF-e de compra no que diz respeito aos valores de itens e tributos. Para efeito da legislação, a operação de devolução tem por objetivo anular todos os efeitos da operação anterior, inclusive os tributários.

Como contabilizar PIS e Cofins sobre devolução de compras?

(7) PIS/Pasep = Valor da Mercadoria Devolvida X Alíquota ==> PIS/Pasep = R$ 2.

Como fazer lançamento de compra de mercadoria a prazo?

Lançamentos relativos ao custo das vendas

Como contabilizar as vendas de mercadorias?

VENDAS DE MERCADORIAS, PRODUTOS E SERVIÇOS - CONTABILIZAÇÃO. Pelo regime de competência contábil, as vendas realizadas devem ser contabilizadas por ocasião da entrega ou execução do produto ou serviço, e não somente por ocasião de seu recebimento (“regime de caixa”).

Como contabilizar prestação de serviços a prazo?

O valor de todas as movimentações financeiras de cobranças e pagamentos realizados pelo prestador de serviço devem ser contabilizados. A movimentação de valores recebidos será registrada no ativo circulante, na conta de caixa, bancos ou cartão de crédito, tendo em contrapartida, uma obrigação no passivo.

Como contabilizar recursos de terceiros?

  1. Os recursos financeiros de terceiros em poder da entidade em virtude de parcerias devem ser depositados em contas bancárias específicas, para que não se misture com os recursos próprios da entidade.
  2. Á medida de sua liquidação, ou seja, da realização de pagamentos vinculados ao projeto, baixa-se na correspondente conta.

Como contabilizar créditos de terceiros?

Não integram a receita os valores transitórios que se originam no pagamento de despesas de terceiros reembolsáveis. Estes valores, por não se constituírem em recursos novos (mas simples repasses de despesas ou custos) devem ser contabilizados em conta REDUTORA de custos ou despesas.

Como lançar a conta duplicatas a receber?

Embora os títulos/duplicatas negociados sejam transferidos para a factoring, a empresa fica responsável pelo pagamento dos mesmos, em caso de não liquidação pelo devedor. Os títulos/duplicatas negociados são registrados em conta redutora do ativo circulante, logo após a conta “duplicatas a receber”.

O que é duplicatas a receber na contabilidade?

Duplicatas a pagar, tudo o que está no passivo é uma obrigação que você deve cumprir. Pode-se usar tanto fornecedores (o que é mais usual), quanto duplicatas a pagar. Significa que você ainda tem uma obrigação, ainda tem que pagar o que comprou.

Como contabilizar antecipação de duplicatas?

O valor recebido pelo adiantamento (empréstimo) deve ser contabilizado como passivo circulante ou não circulante, pelo valor líquido dos encargos cobrados pelo banco.

O que é um título a receber?

Os créditos registrados na conta “Títulos a Receber” podem ser originários de duplicatas não pagas no vencimento, cujos valores renegociados passam a ser representados por notas promissórias ou por outro título equivalente com prazo de vencimento dilatado, conforme acordo entre as partes.

Quais são as contas de disponibilidades?

Consideram-se disponibilidades desta conta as transferências e cheques que entrarão nela a curto prazo....Tais contas são livres para movimentações, sendo comumente mantidas em bancos e nas seguintes categorias:

  • Contas especiais para pagamentos específicos;
  • Contas especiais de cobrança;
  • Conta movimento;
  • Conta corrente.

Como contabilizar recebimento de duplicatas com juros?

Especificamente, o recebimento de duplicatas, com incidência de juros, deve ter o seguinte lançamento contábil: a) débito de duplicatas e de juros e crédito de caixa. b) débito de duplicatas e crédito de caixa e de juros. c) débito de caixa e crédito de duplicatas e de juros.

São requisitos que devem ser cumpridos ao mesmo tempo para caracterizar um ativo?

Desta forma existem três termos que, em conjunto, são fundamentais para que o item seja considerado um ativo: o controle realizado pela entidade, ser resultante de um evento que ocorreu no passado e a geração de benefício econômico futuro.

O que é reconhecer na contabilidade?

O reconhecimento de um item é a incorporação dele ao patrimônio da entidade. Para isso, é necessário que sejam atendidos alguns aspectos, considerados essenciais, para o reconhecimento do elemento.

O que é reconhecimento de despesas?

Reconhecimento da Despesa É análogo ao reconhecimento do Passivo no Balanço Patrimonial, mas seu reconhecimento será nas Demonstrações de Resultado, o que deverá ocorrer sempre que houver redução dos benefícios econômicos [futuros] de um ativo ou aumento do passivo, e puder ser mensurado em bases confiáveis.

Como reconhecer uma despesa?

Uma despesa é reconhecida imediatamente na demonstração do resultado quando a despesa não produzir benefícios econômicos futuros ou quando os benefícios econômicos futuros não se qualificam, ou deixam de se qualificar, para reconhecimento no balanço como ativo.