A Sabesp não cobra pela água em si, pois se trata de um bem público. Ela cobra pelos serviços de tratamento e distribuição da água, e pela coleta dos esgotos. ... Através dos hidrômetros instalados, faz-se a leitura e a emissão da conta d'água e o registro do volume gasto. O valor cobrado é sempre progressivo.
Esgoto: Quando há ligação de esgoto, o serviço é cobrado proporcionalmente ao consumo da água, podendo chegar até ao mesmo valor.
1º. Disciplinar, em caráter excepcional e transitório, o recolhimento do valor da Taxa de Regulação Controle e Fiscalização – TRCF, devida à ARSESP, entre 1º de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2020, a ser paga pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP. § 1º.
O cálculo de quanto você paga na conta de água é feito a cada 30 dias, a partir da leitura do hidrômetro de cada casa. Para saber quanto você paga e informações detalhadas do consumo, além da conta de água e esgoto, é possível fazer o cálculo manualmente.
Para fazer a leitura do hidrômetro, basta anotar os números pretos, desprezando os números vermelhos. Para acompanhar o seu consumo, faça leituras periodicamente e calcule o quanto você está gastando pela diferença entre duas leituras.
Você pode ler seu hidrômetro observando a sequência de números que aparecem e anotando-os. A sequência obtida contém os metros cúbicos, centenas de litros e dezenas de litros. Para verificar qual é o seu consumo diário, por exemplo, é só diminuir a leitura do dia anterior da leitura do dia atual.
Fórmula para calcular o metro cúbico. Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L.
Um Metro Cúbico equivale a 1000 litros e corresponde ao volume de um cubo com arestas de 1 metro. Calcular os metros cúbicos de capacidade de uma piscina é relativamente fácil, uma vez que basta multiplicar o comprimento, pela largura e pela altura.
Multiplique o comprimento pela largura do objeto. Aqui vamos multiplicar o comprimento pela largura. Em nosso exemplo vamos multiplicar 60 × 50 (a largura). 60 × 50 = 3000.
Um cubo formado por arestas medindo 1 decímetro (dm) cada, possui capacidade de 1 litro, pois: V = 1dm * 1dm * 1dm = 1dm³ = 1 litro.