a) O Brasil se encontra em apenas um hemisfério: o Sul. b) O Brasil está localizado em dois hemisférios diferentes, a maior parte no hemisfério norte e uma pequena parte no hemisfério sul.
Resposta. A relação entre o clima e a biodiversidade é aparentemente óbvia. Se nós, humanos, sentimos na pele os efeitos de uma onda de calor ou os impactos de uma seca prolongada ou de uma enchente, imagine plantas e animais que não possuem a mesma capacidade de adaptação e transformação de seus ambientes.
Apesar da discrepância de escalas, um ponto já se pode afirmar: a biodiversidade amortece os distúrbios das mudanças climáticas em escala local conferindo maior capacidade de absorção das alterações.
As alterações do clima prejudicam a biodiversidade porque exigem uma adaptação das espécies que não é natural. ... São várias as espécies de flora e de fauna que correm risco de extinção considerando um aumento de 1,5º a 2ºC na temperatura global. Outras, sofrem impacto em suas taxas de fecundidade e reprodução.
Além das muitas ameaças que já afetam a integridade dos ecossistemas naturais e sua biodiversidade, como desmatamento, queimadas e poluição, os efeitos previstos das mudanças do clima devem gerar consequências ainda mais graves à vida.
Todas essas modificações no clima podem interferir na biodiversidade, uma vez que todas as espécies estão adaptadas a um determinado ambiente. Ao modificar esse ambiente, influenciamos diretamente na sobrevivência dessas espécies, pois podemos causar a morte de algumas e até mesmo provocar sua extinção.
A conversão de florestas em lavouras afeta o clima porque altera o albedo regional e o fluxo de calor latente, causando o aumento de temperatura adicional no verão em regiões importantes na Amazônia. Grandes perdas de biodiversidade ocorrerão com um aquecimento de 2.
Entre as principais atividades humanas que causam o aquecimento global e consequentemente as mudanças climáticas, a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, carvão mineral e gás natural) para geração de energia, atividades industriais e transportes; conversão do uso do solo; agropecuária; descarte de ...
Uma das principais causas das mudanças climáticas é o aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera. A superfície da Terra recebe constantemente radiação solar. ... São gases de efeito estufa: vapor d´água, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), entre outros.
As mudanças climáticas antropogênicas, ou seja, aquelas causadas pelo homem, estão associadas ao aumento da emissão de gases de efeito estufa por queima de combustíveis fósseis (dos automóveis, das indústrias, usinas termoelétricas), queimadas, desmatamento, decomposição de lixo etc.
Escassez de água potável, aumento das inundações e do nível do mar, além da insegurança alimentar, serão consequências das mudanças climáticas. ... Extinção de várias espécies, derretimento das geleiras e aumento do nível do mar são apenas algumas das consequências desencadeadas pelo aumento da temperatura global.