Medição de rolamento com paquímetro. Para medir o diâmetro interno do rolamento, insira as orelhas do paquímetro na parte interna do furo do rolamento sem exercer pressão e faça a leitura da medida no visor do paquímetro.
xx02 : ∅ = 15 mm; xx03 : ∅ = 17 mm. 3ª Regra: Para furos acima de 20 mm até 480 mm, têm-se uma regra, na qual, basta multiplicar os dois últimos dígitos por 5. xx04 : ∅ = 20 mm (04 x 5);
O número de identificação é composto por 3 dígitos, sendo que o último dígito indica a dimensão do furo em milímetros. 601 : ∅ = 1 mm; 602 : ∅ = 2 mm; 609 : ∅ = 9 mm.
O primeiro número, 6, diz respeito ao tipo de rolamento. No exemplo, é um rolamento fixo de uma carreira de esferas. O segundo número, 3, é a série do diâmetro do rolamento. O terceiro e quarto número são referentes ao diâmetro interno do rolamento.
Para rolamentos métricos existem 90 padrões de diâmetro de furo (d) variando em tamanho de 0.
O primeiro dígito ou letra ou primeira combinação de letras identifica o tipo de rolamento e uma variante básica. Os dois dígitos seguintes identificam a série de dimensão ISO. O primeiro dígito indica a largura ou altura (dimensões B, T ou H). O segundo dígito identifica o diâmetro (dimensão D).
ZZ: blindagem sem contato, permite maior rotação mas não oferece uma vedação tão boa contra poeira, líquidos e outras impurezas do ambiente. 2RS: vedação com contato, limita a rotação do rolamento, mas oferece ótima proteção contra as impurezas.
Folga C3 indica uma folga interna maior que a normal. A folga interna de um rolamento é a folga que ele possui antes de ser montado no eixo e/ou alojamento. A folga interna radial é a distância entre as esferas e o anel externo. Já a folga axial seria a diferença entre o alinhamento dos anéis.
C3 é o nome dado à uma folga interna, que é maior que a normal. Assim, como a C3, há outras indicações de folgas, como C2, C4, C5, entre outras. Essa folga interna de um rolamento é definida pela distância total através do anel que pode ser removido em relação ao outro, na direção radial ou axial.
Os tipos de rolamentos mais utilizados no mercado, de modo geral estão:
Entre essas peças do carro, o rolamento automotivo, localizado no eixo traseiro dos automóveis, tem grande importância e sua manutenção deve ocorrer a cada 20 mil quilômetros. ... A função do rolamento esportivo é permitir que a roda gire de forma livre e sem atritos.
Uma roda com rolamento danificado pode travar e, caso isso aconteça, o carro pode girar, capotar, perder poder de direção e frenagem, e aí os riscos são imensos. ... Caso escute um ruído próximo às rodas procure um especialista e veja qual é o problema.
Observe se o ruído fica mais alto ou mais suave. Se o ruído é um pouco menor se você virar à direita, o rolamento danificado pode estar à esquerda, ou vice-versa. Note que algumas vezes os pneus desgastados podem fazer um barulho rítmico semelhante ao de um rolamento defeituoso.