O centro C da circunferência é o ortocentro e baricentro do triângulo equilátero. Logo, seu comprimento equivale a 1/3 do valor da altura do triângulo. Ou seja, Dessa forma, podemos constatar, também, que o raio r equivale a 2/3 do valor da altura do triângulo.
Divida 360, que é total de todos os ângulos centrais, por 10, que é número de ângulos centrais, para encontrar o ângulo de um dos ângulos centrais. Em um dodecágono, cada ângulo central é igual a 36 graus.
Tem mais depois da publicidade ;) A soma dos ângulos internos de um polígono é dada pela expressão: S = (n – 2 )*180º, onde n = número de lados. Para calcular o valor de cada ângulo é preciso dividir a soma dos ângulos internos pelo número de lados do polígono.
15 lados
Resposta. Resposta: O polígono que tem ângulo central de 60º é um hexágono regular.
A resposta é 30 lados, porém preciso da resolução!
Resposta. O polígono regular tem 24 lados. Sucesso!
octógono
Resposta. O ângulo externo Ae de um polígono regular se relaciona com o número n de lados através da fórmula: Como Ae = 90 , vem: n = 4 lados.
Resposta. Ângulo externo = 30. Usaremos a fórmula 360 / n = 30 => 30n = 360 => n = 360/30 => n = 12. Logo, o poligono é um dodecagono.
Pentágono
Portanto, o polígono cuja soma dos ângulos internos é igual a 1440o é o decágono, que apresenta 10 lados. Observação: A soma dos ângulos externos de um polígono qualquer é igual a 360°.
octógono regular
No exercício o número de lados é par, então 20:2 = 10.