O primeiro passo é calcular o IPF, que se dá pela fórmula: nº de refeições servidas x tempo médio gasto na produção e distribuição / jornada de trabalho diária x 60. Então, vamos pensar que servimos 1000 refeições por dia. O cálculo seria 1000 x 20 / 8 x 60 = 41,67.
Se você quer saber como calcular o turnover, é preciso aplicar a uma fórmula que soma as admissões com os desligamentos, divide o resultado por dois e, por fim, divide o resultado pelo número total de colaboradores da companhia, em um modelo assim: turnover geral = ([admissões mensais + desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ ...
Nesse caso, o turnover voluntário anual da empresa seria calculado da seguinte forma: Número médio de funcionários: (45 + 55) ÷ 2 = 50. Sendo assim, o turnover voluntário anual dessa empresa é de 10%.
Em Recursos Humanos, o turnover ou rotatividade de pessoal é o nome dado ao fluxo de entradas e saídas de funcionários em uma empresa. Esse índice é calculado a partir da relação entre o desligamento e a admissão de novos colaboradores.
A alta rotatividade de funcionários, também conhecida como turnover, é a freqüência com que colaboradores entram e saem de uma empresa, é um dos fatores mais importantes a serem analisados dentro de uma organização. Isto ressalta que há algo errado na empresa que precisa ser melhorado.
Rotatividade é taxa medida entre entradas e saídas de colaboradores na empresa. Quando atinge um alto índice pode afetar negativamente os resultados.