M = CMA (custo de manter armazenado) * PU (preço unitário do material). Segundo GITMAN, a fórmula do lote econômico de compra provém do encontro entre a fórmula do custo do pedido e do custo de manter em estoque, que ele chama de custo de carregamento.
É um dos componentes do custo de suprimento. É o custo equivalente à estrutura necessária para que o suprimento funcione ou, o custo por cada entrega que o fornecedor realiza.
O valor realizável líquido refere-se à quantia líquida que a entidade espera realizar com a venda do estoque no curso normal dos negócios. O valor justo reflete a quantia pela qual o mesmo estoque pode ser trocado entre compradores e vendedores conhecedores e dispostos a isso.
? O custo logístico – soma dos gastos com transporte, estoque, armazenagem e serviços administrativos – consome 12,7% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, que corresponde ao total das riquezas produzidas pelo país. O índice cresceu no ano passado, frente aos 12,1% registrados em 2014, e equivale a R$ 749 bilhões.
Crescimento e desenvolvimento econômicos dependem, significativamente, da execução de uma logística eficaz, pois o aumento das competitividades nacional e empresarial somente será obtido com eficiência operacional, diminuição de desperdícios, eliminação de 'gastos desnecessários' e diminuição dos custos envolvidos nos ...
Enquanto o Brasil gosta de se vangloriar que possui uma matriz energética limpa e eficiente, o País convive com uma matriz logística suja e cara, que reduz diretamente a competitividade. Isso é visto na excessiva dependência de rodovias, burocracia nos portos, infraestrutura deficiente nos aeroportos.
Papel do Transporte na Logística Do ponto de vista de custos, representa, em média, cerca de 60% das despesas logísticas, o que em alguns casos pode significar duas ou três vezes o lucro de uma companhia, como é o caso, por exemplo, do setor de distribuição de combustíveis.
O transporte faz parte do setor de logística. Ele é a etapa operacional de toda a estratégia e planos logísticos. ... É o transporte responsável por garantir que o planejamento da logística seja cumprido, obedecendo a rotas definidas e possibilitando que o consumidor receba o seu produto com qualidade.
Quem trabalha com logística sabe que a realidade da infraestrutura de transporte no Brasil não é nada boa. As estradas estão mal conservadas, os portos e os aeroportos funcionam mal, muita burocracia envolve a área e pouquíssimos investimentos são feitos para mudar essa realidade.
-Infraestrutura logística Tem como prioridade investir em ferrovias, rodovias, portos, aeroportos e hidrovias. O objetivo é melhorar a eficiência e o escoamento da produção brasileira e garantir a segurança dos usuários.