Lembre-se que o paralelogramo é um quadrilátero que possui quatro lados opostos congruentes (mesma medida). Nessa figura, os lados opostos são paralelos.
A geometria plana é umas das partes da matemática com maior utilização em situações cotidianas. Diariamente nos vemos numa ocasião em que é necessário calcular o comprimento de algo, a área de algum lugar, a distância entre dois pontos, etc. A construção civil é uma das áreas que faz muito uso das fórmulas e conceitos da geometria. Vamos fazer o estudo de como se determina a área de um paralelogramo.
Um paralelogramo é um quadrilátero simples com dois pares de lados paralelos. Todo retângulo é um paralelogramo, assim como todo losango é um quadrado. Lembre-se de que o contrário não é verdadeiro.
Em um paralelogramo, os lados opostos são paralelos e iguais, e o perímetro do paralelogramo é definido como duas vezes o produto da base pela altura multiplicado pelo cosseno do ângulo:
Lembre-se que o triângulo retângulo é formado pela hipotenusa (lado oposto ao ângulo reto) e dois catetos (oposto e o adjacente). Aqui, temos que usar o valor do seno, cosseno ou tangente do ângulo de 45°.
3. Calcule a área de um paralelogramo donde dois lados consecutivos tem medidas de 6 m e 10 m respectivamente, e ainda, formam um ângulo de 45°.
Para calcular a área de um paralelogramo, podemos multiplicar o comprimento da base pela sua altura. Devemos considerar que a base e a altura do paralelogramo são perpendiculares entre si, enquanto o lado lateral do paralelogramo não é perpendicular à base.
Primeiro, vamos definir o que é um paralelogramo. Todo quadrilátero que possui os lados oposto paralelos é chamado de paralelogramo. Dessa forma, podemos dizer que o quadrado, o retângulo e o losango são exemplos de paralelogramos.
O valor da área é geralmente dado em cm2 (centímetro quadrado), m2 (metro quadrado) ou km2 (quilômetro quadrado).
Se e
e f
são os comprimentos das diagonais e φ
é o ângulo entre elas, então, a área pode ser calculada da seguinte forma: área = ½ × e × f × sen(φ)
.
No entanto, temos que lembrar que o seno é cateto oposto/ hipotenusa; o cosseno é cateto adjacente/ hipotenusa; e a tangente é cateto oposto/cateto adjacente. Sendo assim, pela figura utilizamos o valor de seno de 45°.
A área de um paralelogramo corresponde a medida de sua superfície e existe uma fórmula específica para calcular a área desse tipo de figura. Vamos ver?!
Já o perímetro sempre será a unidade de medida simples, ou seja, é dado em cm (centímetro), m (metro) ou Km (quilômetro). Isso porque para encontrarmos a área multiplica-se os valores e para o perímetro soma-se os valores.
O perímetro de um paralelogramo representa o comprimento do contorno do paralelogramo. Por outro lado, a área é uma medida do espaço bidimensional ocupado pela figura. Podemos encontrar o perímetro do paralelogramo somando os comprimentos de seus quatro lados, e podemos encontrar a área multiplicando o comprimento de sua base por sua altura.