Pequenas quantidades de sangue nas fezes ou sangramentos detectáveis somente após a limpeza do ânus com papel higiênico são as formas de sangramento retal mais comuns. Em 90% dos casos, a etiologia é benigna. As principais causas de sangramento retal de pequeno volume são: Hemorroidas.
A hematoquezia é hemorragia por via retal de cor avermelhada ou de cor marrom. Se a hematoquezia é originária de uma fonte do trato gastrintestinal superior, ela indica um trânsito rápido pelo tratamento gastrintestinal superior, que pode ser acompanhado por hematêmese e instabilidade hemodinâmica.
As infecções do trato urinário (ITU), ou simplesmente infeções urinárias, podem causar sangramento a partir da uretra (de onde você faz xixi, localizado entre o clitóris e a vagina). Os sintomas de uma ITU podem incluir dor ao urinar acompanhada de uma pequena quantidade de sangue no papel higiênico (10).
A hematúria é o nome dado à presença de sangue na urina. Esta pode ser identificada pela coloração avermelhada (hematúria macroscópica) ou ser apenas visível ao microscópio ou identificada em análises laboratoriais de urina (hematúria microscópica).
A infecção urinária é causada por bactérias que vivem entre a vagina e o ânus. Na verdade, o problema não são as bactérias, comuns nessa região. A complicação acontece quando essas bactérias migram para a bexiga, podendo até chegar aos rins.
Algumas pessoas, especialmente mulheres, podem apresentar bactérias no trato urinário e não desenvolverem infecção urinária, chamadas de bacteriúria assintomática. As principais causas são a relação sexual e as bactérias do trato gastrointestinal, que migram por via ascendente da região perineal até a bexiga.