Resposta. Resposta: República Velha (também chamada de Primeira República Brasileira) foi o período da história do Brasil que começou com a proclamação da República e se estendeu até a Revolução de 1930. Os historiadores dividem a República Velha em dois períodos: a República da Espada e a República Oligárquica.
A REPÚBLICA VELHA NO BRASIL Podemos dividir a República Velha em dois períodos: O primeiro período vai de 1889 a 1894, chamado de República da Espada, foi o período dominado pelos militares. Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
Podemos dividir a República Velha em duas fases principais: República da Espada e República Oligárquica. A da Espada começou com a Proclamação e teve apenas dois presidentes: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, ambos militares (generais), tendo este período recebido este nome pela presença dos militares no governo.
República Velha (1889-1930); Era Vargas (1930-1945); Nova República (1945 até nossos dias).
Como era a escola a partir dos anos 30 no Brasil: Meninos e meninas frequentavam escolas diferentes, pois as turmas não eram mistas e a educação feminina era entendida como desnecessária e por isso poucas meninas estudavam. A primeira coisa que faziam em sala de aula era cantar o hino nacional.
A Reforma do Ensino Secundário de 1942, a Reforma Universitária, com a criação e padronização do sistema universitário público federal, a criação da Universidade do Brasil, a criação do Serviço Nacional da Indústria (Senai), em 1942, estão entre tais iniciativas.
Enfim, a educação no Estado Novo possuía um carácter propedêutico para aqueles de melhor posição na pirámide social e um carácter "profissionalizante precoce" para as "classes menos favorecidas" atendendo assim aos desejos da classe empregadora, ratificando a ordem dominante.
O Estado Novo (1937-1945) foi um período marcante na história nacional. Ocorreram mudanças relevantes em inúmeros campos, mas principalmente na política e educação (ARAÚJO, 2000, p. 35). A educação era uma das principais preocupações do Estado, visto que o seu objetivo evidente era o de formar uma nação forte.
O Estado Novo corresponde ao período em que Getúlio Vargas (1882-1954) governou o Brasil entre os anos de 1937 a 1945 , no último momento da Era Vargas, marcado pelo autoritarismo, censura e centralização do poder.