PÁGINA PRINCIPAL - Fundação Cearense de Meteorologia e ...http://www.funceme.brhttp://www.funceme.br
Os meses abrangem a maior parte da quadra chuvosa no Estado, que vai de fevereiro a maio. A Funceme aponta 40% de perspectiva em torno da média e ainda 10% de possibilidade de as chuvas ficarem acima da média histórica.
De fevereiro a maio, o Ceará tem a sua quadra chuvosa. Esses quatro meses são essenciais para definir a conjuntura na agricultura e na segurança hídrica do Estado. Ao longo do ano, diferentes sistemas meteorológicos agem colaborando para delinear períodos chuvosos e secos.
Inverno em 2021 será bom, mas "tardio", preveem profetas da chuva dos Inhamuns. A cada novo ano, as expectativas do cearense são as mesmas: boas chuvas para garantir plantio e abastecer açudes.
Inverno: junho, julho e agosto. Março: entre 31°C e 24°C. Abril: entre 31°C e 24°C. Maio: entre 31°C e 24°C.
As regiões Sertão dos Inhamuns, Ibiapaba e Cariri receberam as maiores chuvas entre segunda (15) e terça-feira (16), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Nove cidades registraram chuvas acima dos 120 milímetros. Choveu em pelo menos 128 municípios.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuvas em 26 municípios na manhã de ontem. A mais forte ocorreu em Iracema, com precipitação de 116 milímetros. Fortaleza registrou 9 milímetros.
Chuva Mensal (mm)
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%.
Para as crianças e adultos que têm sintomas respiratórios devido ao ar seco (que incluem rinite, congestão, sangramento nasal, tosse seca ou produtiva, broncoespasmo – bronquite ou asma), um umidificador de ar deve ser usado e resolve a maioria desses problemas. O uso de bacia de água no quarto não ajuda em nada.
Por ser mais pura e não conter sais minerais e outras substâncias, a água destilada é a mais indicada pelos fabricantes. “O uso da água mineral e a comum, aquela retirada da torneira e filtros, no umidificador de CPAP e BiPAP, pode deixar o recipiente com manchas esbranquiçadas ou escuras.
O umidificador de ar, por liberar uma névoa fria e seca, não favorece a acumulação de fungos e bactérias nas paredes de casa. ... No inverno, além do frio, os dias tendem a ser mais secos. Por isso,o uso de umidificadores aumenta muito.