Procure um oftalmologista Ter um corpo estranho no olho, como um grão de areia ou de poeira, é algo que acontece no dia a dia. Em meio a uma ventania, esses tipos de resquícios são facilmente espalhados e acabam “atingindo” alguém. Nesses casos, normalmente é possível resolver com alguns cuidados caseiros.
A forma mais indicada para tirar um cisco do olho é seguir os seguintes passos:
Como tirar areia dos olhos? O grão de areia que entra em contato com os olhos pode ser retirado com soro fisiológico. O olho afetado deve ser lavado ou mergulhado em um recipiente limpo com o líquido. Caso opte por deixar a vista submersa, tente abrir e fechar os olhos para facilitar a saída do cisco.
Se o cisco estiver em cima da parte colorida do olho, não se deve mexer. Procure imediatamente atendimento médico. Quando for um simples cisco na pálpebra inferior, poderá ser retirado cuidadosamente com um cotonete, ou a ponta de um lenço limpo.
Entrou um cisco no olho do seu filho?
A higiene pode ser realizada umedecendo um algodão em água morna e passando da pálpebra em direção aos cílios. Trocar o algodão antes de limpar o outro olho. Para retirar a secreção que forma no cantinho do olho, pode-se usar gaze dobrada ao meio também umedecida com água morna.
Pingar o leite materno – que é estéril, ou seja, livre de qualquer contaminação – nos olhos de um bebê com conjuntivite cura grande parte das infecções. Se você pingar o leite nos olhinhos do bebê e não notar uma melhora na secreção e inflamação, será necessário um tratamento com colírios contendo antibióticos.
Os pais devem:
O que não usar na limpeza dos olhos dos bebês A água boricada nunca deve ser usada em bebês, seu uso é restrito a adultos e crianças maiores de 12 anos — mesmo neles, não deve ser aplicada na parte de dentro dos olhos.
Para lavar as pálpebras, água tratada (da torneira) já é o suficiente. No máximo utilize soro fisiológico. Dentro do olho instile apenas colírios. Não é necessário jogar água, seja ela destilada ou não.
6. Evite água boricada e soro fisiológico. A água boricada não deve ser usada nos olhos, pois contém ácido bórico em sua composição, o que pode causar alergias e ser um agravante da inflamação.