Como controlar melhor as emoções
Estratégias simples para segurar o choro no meio de uma discussão
Valide suas emoções primeiro Quando você se encontra no auge de uma emoção, é importante não desprezar seus sentimentos em relação a ela. Emoções podem ser muito parecidas com crianças indisciplinadas e carentes: assim que você lhes dá atenção, elas se acalmam.
Inspire pelo nariz ao contar um número e expire pela boca entre as contagens. Isso o ajudará a se concentrar na respiração e não no que o fez querer chorar. Até mesmo uma única respiração profunda pode estabilizá-lo quando se deparar com algo que o faça querer chorar.
Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.
As emoções são respostas neurais para estímulos externos, enquanto os sentimentos são respostas às emoções. Embora normalmente sejam vistos como sinônimos, emoção e sentimento são considerados movimentos diferentes tanto para o psiquismo como para a psicologia.
Você provavelmente já viveu alguma situação em que teve uma reação exagerada a um determinado acontecimento e depois pensou: “Não sei o que deu em mim”. Esses rompantes ocorrem quando a razão é substituída por uma forte emoção, e são chamados de sequestro emocional.
Você poderá voltar a usar a parte lógica do seu cérebro para evitar essas respostas impulsivas provocadas quando estiver sob o sequestro da amígdala. Outra estratégia que costuma funcionar é focar na respiração de forma consciente, a respiração típica do mindfulness.
Os cinco pilares da Inteligência Emocional
Foi com base nessa definição que Ramon Luiz Moreira chegou aos sete pilares da qualidade de vida, são eles: alimentação, exercícios físicos, sono, trabalho, afetividade, sexualidade e lazer.
Essa abordagem é fundamentada em seis pilares, sendo eles: alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.
Por isso a saúde dos ossos é vital....Três dicas para a manter seus ossos saudáveis
Resposta