* Os pronomes oblíquos “o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas” funcionam somente como objeto direto. Exemplos: Convidei a garota para passear. Convidei-a para passear.
Os pronomes oblíquos tônicos "mim", "ti", "nós", "vós", "ele", "eles", "ela", "elas" e "si" são usados a seguir de qualquer preposição, exceto "com". Os pronomes oblíquos tônicos "comigo", "contigo", "conosco", "convosco" e "consigo" indicam o caso comitativo, substituindo o uso da preposição com.
Escreva: a gente faz, a gente come, a gente viaja... sempre no singular. Já a palavra AGENTE escrita junto, sem o espaço entre o A e o GENTE indica um profissional: o agente de turismo, o agente penitenciário, o agente secreto...
Estas duas formas - agente e a gente - estão corretas e existem na língua portuguesa....Agente, escrito junto, é um substantivo comum e se refere à pessoa que faz algo:
Tanto o “nós” quanto o “a gente” existem na língua portuguesa e estão corretos. O primeiro é um pronome pessoal do caso reto que indica um grupo, enquanto o segundo é uma locução pronominal com valor semântico de “nós”. ... A conjugação será na primeira pessoa do plural, podendo ser usado numa linguagem formal ou informal.
A expressão A GENTE VAI apresenta uma concordância correta e é usada no nível coloquial da fala. Portanto, é perfeitamente aceitável em textos coloquiais. ... Num texto mais cuidado, escrito com uma linguagem mais formal, não devemos usar nem uma nem outra: o melhor é dizer NÓS VAMOS.
Pois bem, é essa "A gente vai se falando..." Essa técnica é usada quando você não quer decidir nada na hora, por não poder ou por qualquer outro motivo, mas também não quer dar a impressão que não está interessado no assunto, porque no "a gente vai se falando" não existe prazo definido, logo não há compromisso de ...
O correto é conjugar o verbo na primeira pessoa do plural com o pronome nós e na terceira pessoa do singular com a expressão a gente. Com nós, o verbo fica conjugado na 1. ª pessoa do plural: Nós andamos.