As fontes escritas (cartas, discursos, leis, livros, entre outros) foram, durante muitos séculos, os únicos vestígios considerados legítimos para o historiador recuperar o passado. Esta seção disponibiliza fontes históricas escritas reproduzidas em formato PDF.
José D'Assunção Barros organiza as fontes históricas em quatro tipos, que são:
Exemplos de Bens Imateriais
As fontes orais, nada mais são o relato ou conto de alguém, é bastante utilizada na pesquisa. ... Por sua vez, as fontes materiais são todas aquelas em que conseguimos olhar e tocar, como por exemplo as esculturas. E por fim, as fontes visuais são as pinturas, dentre outras.
Fonte escrita é toda fonte histórica obtida através de textos, documentos, publicações de jornais, cartas, revistas, etc.
Nesse sentido, as fontes ou documentos históricos constituem tudo o que ser humano produziu desde os seu primórdios. Tais fontes podem ser desde artefatos arqueológicos até dispositivos eletrônicos feitos no século XX, como os primeiros computadores ou microchips.
As fontes orais são todas as coisas que são transmitidas por meio das palavras, como mitos, fábulas, músicas e a poesia não-escrita - a Ilíada, por exemplo, foi transmitida apenas oralmente por séculos - e ajudam a compreender o dia a dia de um povo e como compreendem a natureza.
O papel do historiador é de estudar e interpretar o passado, isto é, compreender e ser capaz de explicar a história para seus contemporâneos, mostrando-os as várias formas de compreender a cadeia de eventos que moldou a história.
Os historiadores desempenham o relevante papel de investigar e esclarecer processos importantes que geraram o mundo em que vivemos hoje. Entender as ações de homens e mulheres no decorrer do tempo pode nos dar respostas preciosas sobre os problemas que enfrentamos no presente.
Para investigar os fatos e acontecimentos o historiador recorre a fontes de informação, chamadas por eles apenas de FONTES. Fontes escritas: diários, cartas, testamentos. Fontes orais: relatos e/ou gravações de pessoas que viveram os acontecimentos; entrevistas e outras.
História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... O historiador Marc Bloch, por exemplo, considera que a História não é a ciência que estuda os acontecimentos passados, mas sim a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo|1|.
1. Aquele que escreve história.