Indústrias de bens intermediários Exemplos: máquinas industriais, ferramentas, tratores, motores automotivos, autopeças, etc.
2º) A indústria de bens intermediários é aquela que fabrica produtos semiacabados, utilizados por outros tipos de indústrias. Sua importância é fornecer produtos beneficiados, máquinas e equipamentos, que serão utilizados pelas indústrias de bens de consumo.
Os bens intermediários são aqueles que são utilizados para produzir outros bens intermediários ou bens finais. ... Logo, caso a produção e venda de carros esteja abaixo do normal, consequentemente a venda de bens intermediários também ficará em baixa.
Resposta: As indústrias podem ser classificadas como meios que atuam na produção de materiais, sejam estes bens duráveis, não duráveis, ou ainda, para fins produtivos, como as indústrias de base, por exemplo. ... Há ainda as indústrias de bens intermediários, e por fim, as indústrias de bens de consumo.
Muitos fatores contribuem para que uma indústria seja instalada em uma determinada cidade, sendo alguns dos principais a infraestrutura local, a presença de mão de obra qualificada e as políticas fiscais adotadas por aquela região.
Os fatores locacionais da indústria são o conjunto de elementos socioespaciais e estruturais que interfere ou diretamente se relaciona com a distribuição das indústrias em um dado território ou entre os diferentes territórios.
Resposta. Explicação: As indústrias buscam os melhores fatores locacionais para a sua localização. As indústrias de consumo, por serem mais leves, possuem mais opções que as indústrias de base, que consomem grande quantidade de recursos naturais, o que limita a sua localização.
Resposta. Resposta: A instalação de uma indústria em algum lugar promove uma série de mudanças, associadas principalmente a impactos ambientais e sociais. Podemos dizer que, em geral, a depender do estilo e modo industrial adotado pela empresa, ocorrem alterações na paisagem e na composição natural do espaço.
Fatores locacionais da indústria
A indústria é o local (fábrica) onde ocorre a transformação de matérias-primas em produtos elaborados pelo homem para fins comerciais. Nesses estabelecimentos, os funcionários e as máquinas são responsáveis pela produção de diversos objetos, alimentos, roupas, calçados, remédios, carros, etc.
As indústrias não se instalam em um lugar (país, estado ou município) de forma despretensiosa, pois todas as medidas e decisões são tomadas a partir de uma profunda análise com a finalidade de obter maiores informações acerca da viabilidade econômica de um determinado espaço.
Resposta. No início, as indústrias se localizavam próximas da matéria prima, do trabalhador e de fácil acesso para o mercado consumidor. Mas com a urbanização e o encarecimento do solo urbano, as indústrias procuraram se concentrar na periferia (ainda próximo dos trabalhadores).
O Sudeste é a região que concentra a maioria das indústrias nacionais, com destaque para o estado de São Paulo, o mais industrializado, rico e também o maior mercado consumidor do Brasil.
O nome localização industrial é dado à área de pesquisa e análise que define métodos e critérios para escolher o local mais adequado para uma fábrica. Um bom exemplo são as montadoras de automóveis em Curitiba, que trouxeram muitos empregos aos moradores da região.
A atividade industrial consiste no processo de produção que visa transformar matérias-primas em mercadoria através do trabalho humano e, de forma cada vez mais comum, utilizando-se de máquinas. ... Exemplos: indústria madeireira, produção mineral, extração de petróleo e carvão mineral.
Resposta. As cidades se tornaram centros de produção industrial porque lá era possível encontrar um grande contingente de mão de obra ociosa, que venderia o tempo e o trabalho por baixos valores, gerando maior lucro.
As cidades se tornaram centros de produção industrial porque lá era possível encontrar um grande contingente de mão de obra ociosa, que venderia o tempo e o trabalho por baixos valores, gerando maior lucro.
cidade de São Paulo
No nordeste, os principais centros industriais estão localizados nas regiões metropolitanas. As mais tradicionais são têxteis e alimentícias, seguidas das metalúrgicas, químicas e de produtos eletroeletrônicos. A região Nordeste, por sua vez, é a mais influente área de concentração de industria.
No Brasil, os mais importantes polos industriais estão divididos da seguinte maneira:
A Europa e Ásia são as principais regiões industriais do mundo, elas são importantes para entendermos a dinâmica desses locais e assim sermos capazes de entender o porquê da tanta riqueza acumulada (que ocorre mais na região da Europa do que da Ásia).
As principais áreas industriais do Nordeste se concentram em Recife, Salvador e Fortaleza. Apesar do incremento na produção industrial da região, a mesma necessita melhorar muito, pois a indústria ainda não se encontra diversificada.
Indústrias de automóveis, petróleo, alimentação, confecção, metais e gesso são algumas das vertentes em que o nordeste lidera. Enquanto Recife é responsável por quase 95% da produção de gesso para todo o país, o Rio Grande do Norte produz os mesmos 95% de sal marinho para todo o Brasil.
A economia do Nordeste foi a que apresentou o maior crescimento nos últimos anos.