Verificado por especialistas. 2. a) No texto 1, predomina a sequência injuntiva (ou prescritiva), pois há uma ordem ou instrução sendo exposta. No texto 2, predomina a sequência dissertativa (ou argumentativa), pois trata-se de um texto de opinião com argumentos para explicar o ponto de vista dado.
Muito comum esse tipo de texto ser abordado no contexto escolar e acadêmico, uma vez que inclui formas de apresentação, tais como: seminários, artigos acadêmicos, congressos, conferências, palestras, colóquios, entrevistas, dentre outros.
Sequencia Expositiva: ela apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Esse deve permitir que o leitor identifique, claramente, o tema central da sequencia.
Sequência injuntiva É notável a variedade de sequências textuais que se pode observar no universo textual. Não há espaço aqui para maiores detalhes, mas modos de análise podem ser desenvolvidos como todos os gêneros e, de maneira geral, nota-se que há uma grande heterogeneidade tipológica nos gêneros textuais.
Reportagens, biografias, listas de compras, relatos históricos ou sobre viagens, anúncios de classificados e currículos são alguns exemplos de textos descritivos, que possuem características bem diferentes dos demais tipos textuais (narração, descrição, injunção e argumentação).
Qual dessas palavras não se refere a um gênero literário poesia estrofe conto ou romance
O gênero épico é estruturado em versos e estrofes. Sua principal característica é a narração de ações nobres praticadas por heróis representativos da história de um determinado povo.
Os gêneros literários são categorias dos textos literários, classificados de acordo com a forma e o conteúdo. Dessa maneira, englobam o conjunto de características formais e temáticas das manifestações literárias. Do latim, o termo “gênero” (“genus” e “eris”) significa origem e nascimento.
Exemplos de Textos Dramáticos