Estabelecendo uma comparação com a passagem bíblica de Davi e Golias, Policarpo seria o gigante, em relação a seu tamanho frente às formigas. As formigas, por sua vez, seriam Davi, que apesar de serem extremamente pequenas, são capazes de causar grandes problemas a Policarpo ao infestarem a sua casa.
Quem era Albernaz? Empregado de Quaresma, trabalhava no sítio ajudando ao patrão. Pai de Policarpo Quaresma. Vizinho de Quaresma.
Tudo o que era relacionado com o Brasil era muito importante para Policarpo Quaresma. Este era solteiro e morava no Rio de Janeiro com sua única irmã Adelaide, que também não havia se casado.
Policarpo Quaresma não se suicidou; ele foi condenado à morte, acusado de traição ao governo de Floriano Peixoto. ... Policarpo Quaresma era um grande patriota. Foi um cidadão que sempre valorizou e lutou pela cultura brasileira, chegando, inclusive, a defender que o tupi-guarani se tornasse o idioma oficial do país.
Dependendo da posição do narrador em relação ao fato narrado, a narrativa pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa do singular. Temos assim, o ângulo, o ponto de vista, o foco pelo qual serão narrados os acontecimentos (daí falar-se em foco narrativo).
Este período que vai do fim do Carnaval até a Semana Santa, conhecido como Quaresma pelos católicos, representa para os fiéis o preparo espiritual para a Páscoa. ... Segundo ele, o período é uma espécie de preparação para a Páscoa, quando Jesus Cristo ressuscitou depois de ter sido morto e crucificado.
O significado do nome Policarpo Quaresma já remete ao sofrimento, à dor e à abstinência.
Major Policarpo Quaresma era como era conhecido. Vivia no Rio de Janeiro e sua irmã morava junto com ele.
Por que, na conversa de Quaresma e o marido de Olga, mais uma vez se comprova o caráter quixotesco do protagonista? Resposta: Porque ele idealiza o Brasil como o melhor país do mundo e se nega a admitir a possibilidade de as terras brasileiras não serem férteis e necessitarem de adubos.
1 - Quem era Policarpo Quaresma? R= Protagonista do livro, era visto como um louco, gostava de solidão e vivia lendo livros.
Como de hábito, Policarpo Quaresma, mais conhecido por Major Quaresma, bateu em casa às quatro e quinze da tarde. Havia mais de vinte anos que isso acontecia. Saindo do Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, bongava pelas confeitarias algumas frutas, comprava um queijo, às vezes, e sempre o pão da padaria francesa.
f) Que passagem do texto 2 comprova que Policarpo Quaresma se arrepende de seu patriotismo ao fazer um balanço de sua existência? g) Considerando o texto 2, é possível inferir as críticas que Lima Barreto propõe por meio do personagem Policarpo Quaresma.
As obras de Lima Barreto apresentam uma linguagem coloquial e fluida. Uma das características é o teor satírico e humorístico presente em seus escritos. Em grande parte, suas obras estão pautadas na temática social, expressando muitas injustiças como preconceito e o racismo.
Os 3 Projetos de Policarpo Quaresma