A notação que usamos para conjuntos é sempre uma letra maiúscula do nosso alfabeto (por exemplo, conjunto A ou conjunto B). ... Ao trabalhar com problemas que envolvem conjuntos, existem situações que exigem a realização de operações entre os conjuntos, sendo elas a união, a intersecção e a diferença.
A teoria dos conjuntos é a teoria matemática capaz de agrupar elementos. Dessa forma, os elementos (que podem ser qualquer coisa: números, pessoas, frutas) são indicados por letra minúscula e definidos como um dos componentes do conjunto.
Conjunto é uma reunião de elementos, podemos dizer que essa definição é bem primitiva, mas a partir dessa ideia podemos relacionar outras situações. O conjunto universo e o conjunto vazio são tipos especiais de conjuntos. Vazio: não possui elementos e pode ser representado por { } ou Ø.
Os conjuntos finitos possuem uma quantidade limitada de elementos. Os conjuntos infinitos possuem uma quantidade ilimitada de elementos, não sendo possível conta-los. Um exemplo seria o conjunto dos números reais (R). Os conjuntos unitários são aqueles que possuem apenas um elemento.
Os exemplos mais simples e comuns de conjuntos infinitos são os compostos por números. ... Não devemos confundir os conjuntos infinitos com conjuntos finitos que possuem uma grande quantidade de elementos, por exemplo, você acha que o conjunto de grãos de areia da terra é um conjunto infinito?
Conjunto dos números infinitos A forma de representar um conjunto infinito é por extensão. Assim é necessário apenas representar os primeiros elementos do conjunto e usar as reticências, ou seja, os três pontos, para representar que os elementos continuam.
Um conjunto finito tem elemento limitados, tem fim. Já um conjunto infinito tem elemento ilimitados, não tem fim. Você consegue determinar a quantidade de elemento de um conjunto finito. Exemplo: conjunto das vogais do alfabeto.
Intuitivamente, um conjunto é finito quando é possível contar seus elementos e a contagem termina. ... Um conjunto que é finito segundo esta definição é chamado de Dedekind-finito (e um conjunto que tem um subconjunto próprio de mesma cardinalidade é chamado de Dedekind-infinito).
Se algum Ek for enumerável, como Ek ⊂ R, a reunião R será um conjunto infinito. Logo, enumerável. Teorema 2.
Um conjunto X diz-se finito quando é o conjunto vazio, ou então quando existe n ∈ ℕ e uma bijeção f: In → X. Escrevendo x1 = f(1), x2 = f(2), ..., xn = f(n), temos então X = {x1, x2, . . . , xn}.
adjetivo Que se consegue enumerar; que pode ser alvo de enumeração; relacionável. Etimologia (origem da palavra enumerável).
Pertencem ao conjunto dos naturais os números inteiros positivos incluindo o zero. Representado pela letra N maiúscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... }
Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos.
O símbolo N* é usado para indicar o conjunto de números naturais não-nulos, ou seja: N* = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, ...} O conjunto dos números inteiros é o conjunto dos números naturais acrescido dos seus opostos negativos.
A letra Z é usada para representar os números inteiros porque essa representação vem do alemão Zahl, que significa “número”.
O conjunto dos Naturais é representado pela letra N (maiúscula), o conjunto dos Inteiros é representado pela letra Z (maiúscula), o conjunto dos Racionais é representado pela letra Q (maiúscula), o conjunto dos Irracionais é representado pela letra I (maiúscula) e o conjunto dos Reais é representado pela letra R ( ...
Com o intuito de representar um determinado número e consequentemente uma quantidade de elementos, utilizamos os símbolos, denominados algarismos.
Todo número racional é representado por uma parte inteira e uma parte fracionária. A letra Q deriva da palavra inglesa quotient, que significa quociente, já que um número racional é um quociente de dois números inteiros. Por exemplo, se a = 6 e b = 2, obtemos o número racional 3,0.