EQST

Quando Se Usa Se?

Quando se usa se? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quando se usa se?

Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

Quais as principais funções morfológicas da palavra se?

A partículase” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. ... b) Conjunção subordinativa condicional: introduz orações subordinadas adverbiais condicionais.

Qual a função Sintatica da palavra se?

O se não apresenta nenhuma função sintática, sendo desnecessário para compreender a oração. Ocorre na presença de verbos intransitivos ou que deem noção de movimento ou atitudes do homem em relação ao próprio corpo. Exemplos: Gabriela achou melhor sentar-se logo.

Qual a função morfossintática da partícula se?

A partícula SE como CONJUNÇÃO Como conjunção, o SE não possui função sintática, mas tem extrema utilidade no período pois ligará a oração subordinada à oração principal, nas orações adverbiais e nas orações integrantes.

Qual é a classificação da palavra se?

A classificação do "se" enquanto pronome subdivide-se em: pronome apassivador ou partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito ou pronome indefinido, parte integrante do verbo, pronome reflexivo, pronome reflexivo recíproco e partícula de realce ou expletiva.

Que classe gramatical pertence a palavra se?

Integrando a classe dos pronomes oblíquos, pode também assim ser classificado: a) Pronome apassivador – Relaciona-se a verbos transitivos diretos ou transitivos diretos e indiretos, estando na voz passiva sintética.