05. Quando [bater / baterem] dez horas, podem sair. 06. Nisto [deram / deu] três horas o relógio do boteco.
Na indicação de horas, o verbo concorda com o número: Era 1h. Eram 13h. É 1h. São 4h.
a) Quando não há sujeito (=referindo-se a tempo ou a espaço), deve concordar com a palavra seguinte: “É uma hora da tarde.” “SÃO duas horas da tarde.” “SÃO treze horas.” “DEVE SER meio-dia e meia.” “PODERIAM SER doze horas e trinta minutos.” “ERAM dez para as três.” “SÃO treze quilômetros até o centro da cidade.”
A forma correta de escrita é eram de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito terminando em -am. Eram é a terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do indicativo do verbo ser. ... Erão não está correto na Língua Portuguesa.
Eram vem do verbo ser. O mesmo que: existiam, aconteciam, viviam, faziam, relacionavam, significavam, representavam, estavam.
Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. ... - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.
Já o TEMPO VERBAL informa, de uma maneira geral, se o verbo expressa algo que já aconteceu, que acontece no momento da fala ou que ainda irá acontecer. São essencialmente três tempos: PRESENTE, PASSADO ou PRETÉRITO e FUTURO. Os tempos verbais são: PRESENTE SIMPLES (amo) – expressa algo que acontece no momento da fala.
Apenas quatro tempos do modo indicativo apresentam formas compostas: pretérito perfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.