Articulação talocrural (tornozelo) Articulação do tornozelo. É uma articulação uniaxial, do tipo gínglimo, em dobradiça. Realiza movimentos de dorsiflexão e flexão plantar. Envolve a extremidade inferior da tíbia e seu maléolo medial, o maléolo lateral da fíbula e o corpo do tálus.
∎ Articulação Talocrural (tornozelo): é uma articulação sinovial uniaxial de dobradiça. A posição de repouso é 10° de flexão plantar entre inversão e eversão e a posição de aproximação máxima é a dorsiflexão máxima. ∎ Articulação Subtalar (Talocalcânea): é uma articulação sinovial com 3 graus de liberdade.
Movimentos básicos dos pés
Um método alternativo seria variar a distância em que o pé se encontra da parede, e medir a distância do dedão até a mesma. Eu pessoalmente prefiro a distância padrão de 5 polegadas (≈ 12cm). Se o sujeito consegue tocar o joelho na parede a partir desta distância, ele tem uma mobilidade muita boa.
São eles os músculos flexor curto dos dedos e quadrado plantar, quatro músculos lumbricais do pé, três músculos interósseos plantares e quatro músculos interósseos dorsais. Os músculos plantares mediais atuam sobre o dedão do pé, ou hálux. São os músculos abdutor do hálux, adutor do hálux e flexor curto do hálux.
O músculo tríceps (tricípite) sural possui 3 cabeças e é composto por dois músculos: o músculo sóleo (solear) e o músculo gastrocnêmio (gastrocnémio) o qual possui uma cabeça lateral e outra medial.
Também conhecido como isquiotibiais, os posteriores da coxa são formados por três músculos: o bíceps femoral, o semitendinoso e o semimembranoso. Esses músculos são responsáveis pela flexão dos joelhos e a extensão do quadril.
O gastrocnêmio ou gastrocnémio é um músculo que fica na região posterior da perna abaixo dos joelhos e recobre outro músculo chamado sóleo. Todo este conjunto é chamado de tríceps sural, panturrilha ou "músculo de três cabeças da panturrilha", pois compartilham uma inserção comum através do tendão de Aquiles.
Na camada superficial encontramos os músculos tríceps sural (gastrocnêmio e sóleo) e plantar. Na camada profunda encontramos os músculos poplíteo, flexor longo dos dedos, flexor longo do hálux e tibial posterior. O músculo gastrocnêmio (cabeça lateral e medial) faz parte do tríceps sural.
Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.
A panturrilha, ou tríceps sural, é um conjunto de três músculos localizados na parte de trás da perna: gastrocnêmio, sóleo e plantar.
Quais são os principais músculos da perna?
Músculos do Quadril
Músculos dos Membros Inferiores
músculo quadríceps da
A estrutura da coxa é dada pelo fêmur, o único osso desta região, que é o osso mais longo do corpo. Ele possui uma extremidade superior, uma diáfise e uma extremidade inferior, cada uma cheia de marcos anatômicos. Se você quiser aprender mais detalhes sobre o fêmur, dê uma olhada em baixo!
O glúteo médio é um abdutor da coxa (abre a coxa) e na marcha estabiliza a pelve para que não andemos mancando. Quando, ao caminharmos, o membro inferior sai do solo, a pelve tende a cair para esse lado. O músculo glúteo médio do outro lado se contrai e evita que a pelve incline e com isso, manquemos.
Os isquiossurais ou isquiotibiais são um conjunto de 3 músculos localizados na região posterior da coxa. Recebem este nome por originarem-se no ísquio e terem como inserção distal os ossos da perna (tíbia e fíbula). Tais músculos são o semimembranoso, semitendíneo e a porção longa do bíceps femoral.
8 exercícios para posterior de coxa
A dor na coxa, também conhecida como mialgia da coxa, é uma dor muscular que pode acontecer na região da frente, de trás ou dos lados da coxa que pode ser causada pelo excesso de atividade física ou pancada direta no local, além de também poder acontecer devido à contratura muscular ou inflamação do nervo ciático.
O tratamento do estiramento muscular pode ser realizado em casa com medidas simples como repouso, uso de gelo e uso de ligadura compressiva. No entanto, nos casos mais graves pode ser necessário usar medicamentos e realizar fisioterapia por algumas semanas.
O tratamento é feito com repouso da região afetada, uso de medicamentos anti-inflamatórios como Cataflan em forma de pomada e/ou Ibuprofeno em forma de comprimido, que devem ser tomados sob orientação médica, sendo indicado também o uso de compressas frias ou com gelo de 3 a 4 vezes por dia até 48 horas e sessões de ...
Remédios para distensão muscular Os remédios indicados são os anti-inflamatórios, como o Ibuprofeno, sob orientação médica. Passar a pomada de Arnica ou Cataflan no local, além de diminuir a dor, diminui a inflamação, sendo uma boa opção para complementar o tratamento.
Como tratar uma contratura muscular em casa