A hepatite medicamentosa é uma grave inflamação do fígado causada pelo uso prolongado de alguns tipos de medicamentos, especialmente aqueles que têm capacidade para causar irritação do fígado, como o Paracetamol ou a Nimesulida, o que pode resultar em hepatite aguda ou hepatite fulminante, por exemplo.
A hepatite C é um tipo específico de hepatite viral, provocada pelo vírus HCV (vírus da hepatite C). Apesar de terem nomes parecidos, serem provocadas por vírus e atacarem o fígado, as hepatites A, B, C, D e E são doenças diferentes, causadas por vírus diferentes, com formas de transmissão e evolução clínica distintas.
Existem 6 principais genótipos do vírus da hepatite C (VHC), que variam quanto à resposta ao tratamento. O genótipo 1 é mais comum do que os genótipos 2, 3, 4, 5 e 6; ele é responsável por 70 a 80% dos casos de hepatite C crônica nos EUA. Hepatite C aguda torna-se crônica em 75% dos pacientes.
A detecção quantitativa do HCV (carga viral) é, também, realizada por PCR em Tempo Real. O limiar de detecção deste tipo de teste é 500 UI/mL. O resultado da carga viral pode ser expresso em valores de UI/mL ou em log10 UI/mL. Uma mudança de um log é o aumento ou diminuição de 10 vezes o valor em UI.
Habitualmente, o tratamento da hepatite C é feito com o uso de medicamentos como o Interferon e Ribavirina, durante 6 meses a 1 ano, sendo que o interferon é uma injeção que deve ser administrada 1 vez por semana e, a ribavirina inclui tomar comprimidos diariamente.
4 Remédios caseiros para hepatite
Alguns alimentos que podem ser incluídos na dieta diária e que favorecem a recuperação do fígado devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, depurativas e hepatoprotetoras são acerola, alho, cebola, alcachofra, cardo mariano, alfafa, agrião, cereja, ameixa, açafrão, dente de leão, framboesas, limão, ...
A aposentadoria por invalidez deverá ser concedida a partir da realização de perícia médica pelo INSS que ateste a incapacidade definitiva para o trabalho. Assim, somente o paciente portador de HCV, que tenha desenvolvido qualquer doença incapacitante, poderá se aposentar por invalidez.