É o tecido epitelial. Ele reveste nosso corpo, exercendo a função de proteção; ele forma as glândulas, responsáveis pela secreção; e também, no revestimento do intestino realiza a função de absorção.
Tecido Conjuntivo é um tecido de conexão, composto de grande quantidade de matriz extracelular, células e fibras. Suas principais funções são fornecer sustentação e preencher espaços entre os tecidos, além de nutri-los. Existem tipos especiais de tecido conjuntivo, cada um com função específica.
O tecido adiposo é um tecido conjuntivo especializado que armazena gordura em suas células adiposas, ou adipócitos. Esse tecido é a maior reserva de energia do organismo na forma de triglicerídeos. Ele pode ser classificado de duas formas: unilocular (ou amarelo) e multilocular (ou pardo).
As funções são de reserva energética, de isolante térmico e de proteção contra choques dos órgãos vitais. Ele forma o panículo adiposo, que é uma camada isolante que se localiza abaixo da derme da pele. É mais espesso em indivíduos que vivem em climas árticos.
Resposta. R: Adipócitos. Amarzenamento de energia e produção de calor.
Tecido adiposo é um tipo especial de tecido conjuntivo que se caracteriza por armazenar gordura em células especializadas, denominadas adipócitos. Ele apresenta grande importância, uma vez que sua camada é responsável, entre outras funções, por garantir isolamento térmico e ser uma importante fonte de energia.
O tecido cartilaginoso, também chamado de cartilagem, é um tipo de tecido conjuntivo que se destaca por sua consistência rígida, mas relativamente flexível. Esse tipo de tecido é encontrado em várias regiões do corpo, tais como nariz, orelhas e na superfície de órgãos.
Tem função de sustentação, reveste superfícies articulares facilitando os movimentos e é fundamental para o crescimento dos ossos longos. Nas cartilagens não há nervos nem vasos sanguíneos. A nutrição das células desse tecido é realizada por meio dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo adjacente.