A infrutescência da graviola é formada de muitos carpelos, dando um “fruto” grande, de 15 até 35 cm, com peso de 0,5 a 15 kg.
PRODUÇÃO: Após 12 meses da enxertia, pode ser iniciada a florescência da gravioleira. Porém, a recomendação é que sejam eliminados os primeiros frutos, com o objetivo de preservar o vigor da muda por mais tempo. As graviolas podem ser colhidas manualmente, mas com cuidado.
A recomendação para o plantio de gravioleira é fazer uma cova de, no mínimo, 40 x 40 x 40 centímetros. Misturar à terra retirada da cova 250 gramas de calcário, 250 gramas de adubo Super Fosfato Simples, 10 litros de esterco curtido, ou outro tipo de material orgânico.
A poda é feita cortando-se o broto terminal, quando a planta esti- ver com um metro de altura. Uma poda de limpeza após a colheita é recomendável. A colheita é feita no terceiro ano após o plantio, no período de maio a outubro, observando-se a mudança da coloração do fruto de verde escuro para verde claro e brilhante.
Com a mão esquerda, força-se a retirada das pétalas da flor a ser polinizada para ajudar na penetração do pincel fino de pêlo de camelo, impregnado de pólen, com o qual se faz um movimento suave sobre o gineceu. Cada flor contém pólen suficiente para polinizar de seis a oito flores.
Passos
A polinização é a transferência do pólen (gameta masculino) da estrutura reprodutiva masculina de uma flor (antera) para a estrutura reprodutiva feminina (estigma) da mesma flor ou de outras flores da mesma espécie. ... Na grande maioria dos casos, entre os animais polinizadores, nenhum é mais eficiente do que a abelha.